Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo sábado, 1º de novembro, começa a campanha de vacinação contra febre aftosa. Nesta etapa, somente os bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade receberão a dose da vacina, ou seja, cerca de 4,5 milhões de animais, dos mais de oito milhões existentes. O produtor tem até 10 dias após a compra da vacina, para declarar o ato na unidade da Agência, onde sua ficha cadastral é movimentada, munido da carta-aviso e da nota fiscal da vacina.

O produtor que deixar de cumprir os prazos poderá ser multado, ter a ficha de movimentação do rebanho bloqueada, impedindo o transporte de animais, até que a situação seja regularizada. As doses da vacinas devem ser adquiridas em lojas credenciadas pela Adapec, conservadas na temperatura entre 2ºC e 8ºC, transportadas até a propriedade rural em caixas térmicas com gelo e aplicadas em horários mais frescos do dia.

A Adapec orienta os produtores rurais a aproveitarem o manejo do rebanho e vacinar também contra brucelose e a raiva. A Agência disponibiliza gratuitamente o disque defesa pelo 0800 63 11 22, para sanar dúvidas e passar informações. (Ascom Adapec)