Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após a extinção de 6550 cargos comissionados o governo estadual começa a semana ainda em fase de adequação com relação aos servidores exonerados. Os secretários estão avaliando quais vão continuar nestes últimos dois meses de gestão.

Questionada pelo Conexão Tocantins sobre quando os servidores serão recontratados  a Secad - Secretaria da Administração informou que somente a partir da próxima quarta-feira, 05, terá os dados solicitados. Conforme a pasta,  no momento, cada órgão do Governo está realizando o levantamento do quantitativo de servidores que retornarão ou não à estrutura.

Enquanto os servidores continuam exonerados algumas áreas como a Saúde estão com carência de profissionais como os maqueiros, por exemplo. O governo ainda não informou também quanto pretende reduzir de servidores.

Quando publicou as exonerações o governo afirmou que todos os secretários e presidentes de autarquias iam definir o número suficiente de servidores comissionados que deverão exercer suas funções nesse término de Governo, de modo a impedir prejuízos e a solução de continuidade dos serviços públicos.

Dos exonerados 3.064 eram servidores exclusivamente comissionados, 1.343 efetivos com cargo em comissão e 2.143 efetivos com função gratificada, portanto a maioria dos exonerados eram de efetivos que ocupavam cargos comissionados.