Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) participou durante os dias 03 a 07 de novembro, no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Guaraí, de uma operação conjunta com órgãos ambientais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (Cipama) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que tinha como objetivo verificar o transporte de cargas de produtos perigosos.

Segundo o Inspetor de Defesa Agropecuária da Adapec, Lenyhawre de Almeida Lima esta operação faz parte do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos – P2R2.  “Paramos aproximadamente cerca de cento e vinte cinco veículos com produtos perigosos, sendo que destes, quarenta e três foram autuados pelo IBAMA,” relatou o inspetor. De acordo com Lima o valor das multas lavradas pelo Ibama na operação foi de aproximadamente R$ 800 mil reais.

Já a Adapec, realizou fiscalização do trânsito de produtos vegetais, sementes e mudas exigindo documentos fitossanitários ou outro previsto para trânsito destes produtos no Tocantins. Foram emitidos alguns termos de notificação para adequações em cargas de produtos vegetais, além disso, a Agência aproveitou a operação para fazer um trabalho de educação sanitária com os caminhoneiros. (Ascom Adapec)

Tags: Adapec, Guaraí