Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lucas Nascimento

Quatro sessões com casa lotada. Esse foi o resultado do espetáculo “Elementos”, apresentado pelo Balé Popular do Tocantins no último fim de semana, no Teatro do Sesc, em Palmas. A apresentação marcou o encerramento das atividades letivas de 2014.

Formado por estudantes da capital, o grupo abordou por meio da dança os quatros elementos da natureza: água, ar, terra e fogo. “Elementos” foi apresentado por 60 bailarinos em números de balé clássico, jazz, dança de salão e contemporânea.

A bailarina Gabriela Silva Abreu, 17 anos, é uma das estudantes que fazem parte do elenco. Segundo ela, que participa do Balé Popular desde a criação (2013), integrar o grupo é motivo de orgulho e ver o reconhecimento do público é tocante. “Foi maravilhoso, percebemos que o público ficou emocionado”, frisou. 

Remerson Alves Silva, 18 anos, também está na companhia de dança desde o início e disse que aprendeu muito com o grupo, como a ter disciplina, responsabilidade e trabalhar em equipe. “O espetáculo foi uma experiência inesquecível, usamos os quatro elementos na composição dos 16 números, com as cores, músicas referentes ao tema. E o que mais marcou foi a união entre os dançarinos e a dedicação dos professores”, ressaltou.

O espetáculo tem como professores e coreógrafos Márcia Regina Sommer, Jefferson Marques e Cristiane Freire. Segundo Márcia, a apresentação alcançou os objetivos e a grande procura por ingressos surpreendeu o grupo. “Foi muito bom presenciar os nossos alunos sendo elogiados por bailarinos de outros grupos e perceber como eles se aprimoraram no decorrer do ano”, explicou Márcia, ressaltando que tiveram a casa cheia nos dois dias de espetáculo.

O Balé Popular do Tocantins é uma iniciativa do governo do Estado por meio da Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins e é composto por alunos da rede pública estadual, professores e instrutores de dança do programa ‘Mais Educação’. (Ascom Seduc)