Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Durante o projeto, alunos da escola plantam mudas de árvores frutíferas e nativas do bioma cerrado Durante o projeto, alunos da escola plantam mudas de árvores frutíferas e nativas do bioma cerrado
  • A diretora da escola frisou que o projeto partiu da necessidade de preservar a nascente de um dos principais rios do Tocantins

Há sete anos a Escola Estadual Almeida Sardinha, localizada no município de Itacajá, iniciou o projeto Cidadão do Futuro com o principal objetivo de promover ações de reflorestamento da área próxima à nascente do Rio Manoel Alves Pequeno, um dos principais afluentes da margem direita do Rio Tocantins. No último final de semana, os estudantes realizaram o monitoramento das localidades onde ouve o plantio de árvores. 

Este ano, para auxiliar na recuperação da mata ciliar da nascente, os cerca de 380 estudantes da unidade de ensino realizaram o plantio de 170 mudas de árvores típicas do cerrado, como o Ipê Amarelo, além das frutíferas, dentre elas, palmeiras de Buruti e Açaí, e ainda Pitombeiras e Cajueiros. 

“Foi muito gratificante ver que o nosso projeto está dando certo. Apesar de ver que a nascente ainda tem pouca água, vemos as plantas já dando frutos e, se continuarmos fazendo a nossa parte, teremos o nosso rio por muitas e muitas gerações”, conta empolgado o  aluno do 3º ano do ensino médio, Jamilton Sales Silva. 

Segundo a diretora da unidade escolar durante todo o ano, estudantes e servidores da unidade de ensino participam de atividades interdisciplinares que envolvem a temática da preservação Rio Manoel Alves Pequeno. “A cada dia vemos a escassez de água chegar mais próxima da nossa realidade e com isso, a escola se mobilizou para fazer algo na prática para evitar que a nascente do nosso rio seque. O projeto vem dando muito certo graças ao envolvimento dos alunos e professores e também da comunidade”, relata a gestora. (Ascom Seduc)