Explorar épocas festivas para vender mais é uma ótima oportunidade para alavancar os negócios. Quem começa a pensar cedo nas estratégias comerciais para o fim do ano tem mais chances de lucrar. A corrida, no caso, é para aproveitar o pagamento do 13º salário, que deve injetar aproximadamente R$ 158 bilhões na economia brasileira neste ano, segundo dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas de Natal devem movimentar quase R$ 32 bilhões – 2,6% a mais do que no Natal de 2013. Em dezembro, o faturamento do ramo de vestuários e calçados costuma crescer 90% em relação ao mês anterior, devido ao fator sazonal, é o que revela dados da CNC.
Confira a seguir, seis ferramentas que vão ajudar os empresários a: conquistar novos clientes, oferecer melhores e diversas formas de pagamento, explorar mais a internet e aumentar as vendas através de uma loja virtual, divulgar a empresa nas redes sociais e o mais importante, controlar as finanças do negócio.
Para controlar as finanças
Antes de começar a vender e sair na frente nas vendas de Natal, é preciso planejar e estabelecer metas. Para isso, é necessário ter uma visão geral da situação financeira do seu negócio.
Para facilitar essa tarefa, existem softwares que podem ajudar o empreendedor. Um exemplo é o ZeroPaper, um serviço online de gestão financeira gratuito desenvolvido especialmente para micro e pequenas empresas, MEI's, autônomos e profissionais liberais. Com esta ferramenta é possível controlar as finanças de um negócio de forma simples e rápida. O sistema oferece a opção de extrair relatórios personalizados o que permite uma análise instantânea, facilitando a tomada de decisões. Dessa forma, o empreendedor pode acompanhar se as suas despesas estão crescendo proporcionalmente ao faturamento e melhorar a produtividade.
ZeroPaper é grátis e pode ser acessado em: https://zeropaper.com.br
Para anunciar produtos
Com o clima festivo, muitos consumidores procuram presentes para amigos e familiares, mas nem todo mundo está disposto a enfrentar filas e sair de casa para fazer as compras de Natal. Por isso, investir em uma ferramenta como o Mercado Livre pode ajudar a alavancar as vendas de uma empresa.
O Mercado Livre oferece a possibilidade de vender e anunciar produtos pela internet. Lembre-se antes de anunciar seus produtos, é necessário analisar as principais características dos produtos ou serviços para verificar se a comercialização pela internet será eficiente.
O Mercado Livre pode ser acessado em: http://www.mercadolivre.com.br/
Para divulgar sua empresa nas redes sociais
O Facebook é uma ótima opção para divulgar uma empresa nas redes sociais. O empreendedor pode conhecer as opções de anúncios disponíveis e escolher a melhor alternativa para o seu modelo de negócio. É possível escolher ter mais engajamento na página da empresa, levar mais usuários a seu site, promover aplicativos móveis, fazer convites para eventos, entre outros.
Acesse a página de negócios do Facebook em: https://www.facebook.com/business
Para criar uma loja virtual e aumentar o faturamento
Na Turbo Store é possível criar uma loja virtual para vender produtos ou serviços online. Não é preciso saber programar ou saber técnicas de design na internet. Esta ferramenta gratuita é integrada com os serviços de entrega de encomendas dos Correios, o que é uma facilidade que pode ser oferecida aos clientes.
Já o sistema de pagamento mobile da Pag Seguro, do grupo UOL, funciona como um leitor de cartões de crédito e de débito com chip para celular e tablet que pode ser usado em qualquer lugar. Assim, o empreendedor pode oferecer ao seu cliente mais uma forma de pagamento e tem a oportunidade de aumentar o faturamento do seu negócio. Ideal para os micro e pequenos empreendedores.
TurboStore é Grátis e pode ser acessado em: http://turbostore.com.br/
O PagSeguro pode ser contratado pelo seguinte endereço: https://pagseguro.uol.com.br/
Para melhorar o marketing
Em um mundo em que cada vez mais as transações de venda ocorrem no meio digital, gerenciar o envio de e-mails torna-se uma estratégia fundamental para os empreendedores. Uma pesquisa global da Return Path constatou que 20% das mensagens se perdem e nunca chegam à caixa de entrada dos endereços direcionados. No Brasil, esse índice chega a 35%.
Um exemplo de ferramenta para te ajudar nessa tarefa é o SendGrid que oferece uma infraestrutura de e-mails na nuvem e ainda conta com serviços adicionais como relatórios de métricas para acompanhamento desempenho. O sistema promete uma otimização máxima e um aumento da entrega de e-mails.
Acesse o SendGrid em: https://sendgrid.com/