Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcelo Sousa

Na manhã desta segunda-feira, 24/11, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Gurupi deu início ao primeiro ExpoGAL, realizado por meio do Grupo de Apoio Local (Gal) do Programa Senai de Ação Inclusivas (PSAI), em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência.

Dentre os convidados presentes na abertura, estiveram o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Carlos Suzana, a gerente da Unidade de Educação Profissional Tecnológica e Inovação do Senai, Dini Ribeiro, o chefe de gabinete da Prefeitura do município, Silvério Dalvino e a diretora regional de Ensino, Ilda Venâncio.

O evento iniciou com a participação dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) com uma apresentação de dança. “Observar a capacidade com que os alunos da Ape se apresentam e mostram o quanto somos pequenos. O Senai nos faz crescer com este programa do PSAI”, revelou Dini Ribeiro.

Dando continuidade, foi realizada ainda a palestra “Profissionalização da Pessoa com Deficiência: Um Passo para a Inclusão no Mercado de Trabalho”, ministrado pela especialista em Educação Profissional e Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Assistiva (LIFE / UnirG), Adriana de Miranda.

Durante o evento, serão promovidas ações como oficinas de libras, mesa redonda, mostra culinária e relatos de experiência profissional com temas voltados a pessoas com deficiência, até sexta-feira, 28/11, na Unidade de Gurupi (Rua Joaquim Batista de Oliveira, Nº 161, Vila Alagoana).

Programação

Terça-feira (25/11): 14:00h às 18:00h – Workshop de Libras

Quarta-feira (26/11): 19:30h às 21:00h – Mesa Redonda

Quinta-feira (27/11): 09:00h às 10:30h – Case de Sucesso

Sexta-feira (28/11): 16:00h às 17:00h – Mostra Culinária (Ascom Fieto)