Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, lançou na manhã desta quinta-feira, 27, no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o programa Chão Preto - Cidade Verde, plano municipal de pavimentação. O programa é composto de uma usina para aplicação de microrrevestimento e lama asfáltica para execução de TSB (Tratamento Superficial Duplo), uma usina para fabricação de PMF (Pré-misturado a frio) utilizado para remendo de pavimento (tapa-buraco), 12 caminhões, duas camionetes e demais máquinas para operar e abastecer a usina de PMF, além de 200 servidores que compõem a equipe.

O investimento foi na ordem de R$ 5 milhões, recursos do Tesouro Municipal,  e com a aquisição da frota própria a Capital terá, segundo o prefeito, uma economia de 40%. O Programa tem como meta executar  recuperação e manter a malha viária urbana em perfeitas condições tráfego e acabar de vez com a operação tapa-buraco, uma rotina realizada todos os anos, mas que não resolvia o problema principalmente no período chuvoso.

“A custo reduzido estamos trabalhando para que o palmense se sinta feliz em morar aqui na Capital. É uma promessa de campanha e que agora se torna realidade”, disse o prefeito.

Quanto a novas pavimentações, Amastha ressaltou que a Prefeitura está realizando licitação para adquirir material asfáltico, e com isso, terminar as interligações de avenidas e ainda quadras que não dispõem dessa benfeitoria.

A malha viária da Capital hoje é de 920 quilômetros, deste total 740 km vão ser rejuvenescido e outros 340 km precisam de novo asfalto. Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila, são vias que há mais de 20 anos não recebem manutenção. “Hoje não podemos ficar tapando buracos, temos que resolver este problema de vez fazendo obras de escoamentos de macro e microdrenagens com mão de obra qualificada”, destacou Ávila.

Na visão no executivo o programa segue uma via única. “Não adianta ter uma cidade verde se a vias estão em péssimas condições de uso”, disse Amastha, frisando que até 2016, 80% dos problemas relativos a asfalto estarão solucionados.

O programa irá atender toda a cidade com início das ações ainda nesta quinta-feira com frente de trabalho na região da Avenida Palmas Brasil. O evento de lançamento contou com a presença de secretários, vereadores, auxiliares e servidores da Seisp. (Secom Palmas)