Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Ascom MPE

Autoridades municipais, estaduais, produtores rurais e especialistas participam nesta terça-feira, 02, do segundo dia da apresentação do ciclo de estudos do Projeto Taquaruçu: uma fonte de vida, uma iniciativa. O evento acontece no auditório da Estação de Tratamento de Água – ETA 06, em Palmas. O Ministério Público Estadual (MPE) foi representado pela Promotora de Justiça Márcia Mirele Stefanello Valente, que parabenizou a iniciativa.

“Só conseguiremos atingir nosso objetivo se unirmos forças. Esperamos que o projeto seduza os produtores rurais para que estes cuidem dos leitos e mantenham nossa água pura. Temos que otimizar as ações para continuarmos produzindo, mas respeitando a natureza”, disse a Promotora de Justiça.

O projeto é uma iniciativa dada Odebrecht Ambiental/Saneatins, em parceria com diversos órgãos públicos estaduais e municipais, além de empresas e Organizações Não Governamentais.

O Projeto Taquaruçu é cadastrado no Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas, que incentiva produtores rurais a protegerem a bacia do Ribeirão Taquaruçu. Para isso, eles serão orientados com técnicas de plantio e conservação de solo e preservação das matas ciliares. O projeto ainda prevê recuperação de áreas degradadas e replantio. Na próxima semana será aberto o 2º edital para inscrições de proprietários de terras da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Taquarussu interessados em se tornar “Produtores de Água”. (Ascom MPE)