Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

Presente em museus do Tocantins implantados pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), a Biblioteca do Autor Tocantinense é um espaço público reservado ao estudo e divulgação das obras literárias de autores regionais. Museus e espaços de cultura em Palmas, Paraíso, Natividade, Paranã e Arraias contam com essas bibliotecas que reúnem títulos que ampliam o conhecimento de leitores e auxiliam na hora de estudar para concursos.

Na Capital, a Biblioteca do Autor Tocantinense está instalada no Museu Histórico do Tocantins – Palacinho. No espaço estão reunidas cerca de 450 obras de escritores do Tocantins, além de um acervo de documentos contendo um pouco da história do Estado. Entre contos, crônicas e poemas, os leitores podem desvendar um pouco da cultura tocantinense, conhecendo a arte literária desenvolvida pelos escritores da região, como Osmar Casagrande, Otávio Barros da Silva, Carlos de Bayma, Manoel Odir Rocha, Wolfgang Teske, Fidêncio Bogo, Juarez Moreira Filho, Margarida Lemos Gonçalves e Júnio Batista, entre outros.

A Biblioteca conta ainda com livros de História e Geografia do Tocantins, o que facilita o acesso a concurseiros e demais interessados nos aspectos geopolíticos, históricos e geológicos do Estado, conteúdo recorrente em provas de concurso no Tocantins.  “A nossa biblioteca está sempre aberta ao público para visita e pesquisa. Também há a nossa Sala Patrimonial, com estrutura para exibição de vídeos. Os interessados podem vir ou ligar para o 3218-3318 e agendar uma visita”, explicou o servidor do Museu Histórico do Tocantins, Rafael Silva.

De acordo com o coordenador do Museu, Anderson Fonseca, a Biblioteca tem um público fiel. “O espaço recebe pessoas que vêm com bastante frequência, principalmente para estudar. O espaço é interessante porque é tranquilo e tem um acervo regional interessante”, disse.  O acervo literário está disponível para consulta no próprio Palacinho, que atende de terça a domingo das 9h às 17 horas.

Interior

Em Natividade, a Biblioteca do Autor Tocantinense está instalada no Museu Histórico, localizado na Praça Senador Leopoldo de Bulhões. O município, um dos mais antigos do Tocantins, fica a 200 km de Palmas, na região Sudeste do Estado.

Em Paranã, a 304 Km de Palmas, também na região Sudeste do Tocantins, a Biblioteca do Autor Tocantinense está disponível na Casa de Cultura. E em Arraias, a 413 Km de Palmas, ainda no Sudeste do Estado, o acervo literário pode ser conferido no Museu Histórico e Cultural da cidade, localizado na Praça Dr. João de Abreu.

Já na região central, em Paraíso do Tocantins, a 63 Km da Capital, as obras de autores tocantinenses estão no Museu Histórico João Batista de Brito, localizado na Praça José Torres.

A população de Gurupi, município no Sul do Estado localizado a 230 Km de Palmas, também pode conferir o acervo da Biblioteca do Autor Tocantinense, neste caso disponível na Biblioteca Pública Municipal. (Ascom / Seduc)