Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Joaquim Neto

Na noite desta segunda-feira, 15, a Prefeitura de Colinas do Tocantins oficializou a doação de um terreno ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO para a construção de sua sede oficial. Ao todo, são 60 hectares situados na Avenida Bernardo Sayão, no setor Santa Maria. Após visita às futuras instalações e carreata pelas ruas de Colinas, o momento foi finalizado no atual prédio do Instituto onde foi oficializada a doação.

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva diretor geral do Campus de Colinas, ressaltou a importância do apoio concedido. “Gostaria de frisar a importância da parceria com o prefeito Santana em ter doado este terreno para que o Campus realmente pudesse acontecer. Por Lei teria que ser no mínimo 60 hectares e hoje ele está honrando o compromisso que fez com o IFTO”. A nova sede já está em obras, o prédio administrativo está praticamente pronto, a biblioteca foi entregue e foi assinada uma Ordem de Serviço para construção de um bloco com nove salas e de um auditório para 300 lugares. Em janeiro outras ações acontecerão. Ainda conforme o Diretor, de imediato para 2015, no primeiro semestre serão ofertadas 105 vagas e mais 80 para o segundo semestre. “A gente passa de 240 estudantes já no ano de 2015 e a nossa meta conforme o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional é que em 2019 a gente tenha 1400 alunos estudando já naquela estrutura”.

No primeiro planejamento serão contempladas as áreas de Informática e Agrícola. Na área de Informática os cursos serão o superior de Computação, o subsequente de Informática, para quem já tem o ensino médio e o Integrado de Informática para quem vai fazer tanto o médio quanto o técnico. Na área Agrícola, os cursos serão o superior de Agronomia, o Agropecuária que é o subsequente para quem já tem o ensino médio e o Agropecuária Integrado para quem vai fazer o médio e o técnico.

Para o prefeito José Santana Neto, o Instituto é um marco para o desenvolvimento da região. “A conquista da unidade do IFTO, além de indutor de desenvolvimento importante, oportuniza aos jovens e adolescentes planejar uma vida profissional a partir da formação nessa unidade escolar, além de ela estar oportunizando o acesso ao ensino superior que serão cursos federais gratuitos para a comunidade de Colinas e região. Foi uma grande conquista que a administração obteve frente ao Governo da presidenta Dilma que olhou pro nosso município, que dispôs-se a fazer investimentos aqui. A conquista está se consolidando cada dia mais, agora nós estamos entregando por parte do Município o terreno destinado a implantação deste Instituto, que já está funcionando em  uma instalação provisória cedida por uma entidade do município”. Como novidade, Santana acrescenta, “o IFTO foi instigado a discutir conosco a implantação do modelo que nós temos hoje na Escola da Família Agrícola, a pedagogia da alternância que é o modelo em que os alunos que moram distante, na zona rural ficam uma semana na atividade escolar e outra semana em casa. É um projeto que o IFTO aceitou discutir conosco pra atender a demanda desse quadro de jovens que querem fazer os cursos do Instituto na área Agropecuária”.

Compuseram também a mesa solene o gerente de Administração do Campus de Colinas, Celso Viana e a gerente de Ensino Luciane da Costa. A ocasião foi prestigiada pelos servidores do Instituto e da Prefeitura.