Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Encontra-se recolhido na carceragem da Cadeia Pública de Tocantinópolis, no Extremo Norte do Estado, Maurício B. da S., 18 anos de idade. Ele é suspeito pela prática dos crimes de ameaça, dano qualificado, pichação a edificação urbana e pichação a monumento histórico e foi capturado quando se encontrava em um hotel, localizado no centro daquele município.

De acordo com informações da Polícia Civil, na última quarta-feira, 21, a Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher, Criança e Adolescente de Tocantinópolis, amanheceu com o seguinte recado, pichado em seu portão: "Vai Morrer Dr. Thiago”, destinado ao Delegado Regional de Tocantinópolis, Tiago Daniel de MoraesAlém disso, a Catedral Nossa Senhora da Consolação, que é tombada pela Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, pelo seu valor histórico e cultural e mais onze prédios particulares também amanheceram pichados. A Polícia Civil também constatou que oito residências tiveram seus hidrômetros quebrados, supostamente pelo mesmo autor das pichações.

Diante desses fatos, equipes da Polícia Civil de Tocantinópolis, comandadas pelo delegado regional, deram início às investigações com o objetivo de descobrir quem seria o autor ou autores desses crimes. Após um trabalho investigativo nesta quinta-feira, 22, pouco mais de 24 horas depois da prática da referida ameaça ao delegado e demais crimes, estes foram esclarecidos e seu autor identificado e preso em flagrante.

O suspeito é natural de Tocantinópolis e após ser ouvido na delegacia, confessou a pratica dos crimes e disse onde estavam os sprays usados, os quais foram localizados e apreendidos. Arrependido, Mauricio contou que não tinha nada contra o delegado Tiago, e que não tinha nenhuma intenção e motivo para matá-lo, e que o que fez foi um ato impensado, fruto de uma noite de bebedeira, com outros amigos que tinham sido investigados pelo delegado, há mais ou menos um mês e estavam descontentes com o esclarecimento de vários crimes praticados pelo grupo.

O jovem se desculpou e manifestou seu desejo de apagar o que havia pichado no portão da delegacia. Assim, antes de ser levado para a cadeia, Maurício, de forma espontânea, pediu desculpas a Tiago, a Polícia Civil como um todo e apagou o que havia pichado. Após a elucidação dos fatos, o delegado regional explicou como foram conduzidas as investigações que resultaram na prisão de Maurício.

"A partir do momento que nós tomamos conhecimento do crime, a Polícia Civil de um modo geral, escrivães, agentes, administrativos, todos se empenharam no sentido de tentar localizar e identificar essa pessoa. Num primeiro instante, nós saímos em busca de imagens que pudessem identificar a pessoa e sem parar, incessantemente, fomos atrás de informações e conseguimos descobrir que a roupa utilizada por ele, era uma camisa branca com listras vermelhas e o objeto, que ele utilizou para as pichações, foi um spray dourado e um spray branco. A partir disso, conseguimos identificar o autor, bem como o local em que o mesmo se encontrava escondido e, após algum tempo, o indivíduo foi preso e confessou os crimes.

O delegado afirma que o que pode ter motivado Maurício a cometer os crimes pode ter sido o fato de que ele é amigo de um grupo que estava sendo investigado, há alguns meses, e acredita-se que, talvez tenha ficado algum ressentimento e quiseram mostrar que poderiam tentar intimidar ou fazer alguma coisa para desviar o foco de outras investigações, que estão sendo conduzidas pela Polícia Civil. "Espero que ele mude de vida, não faça mais esse tipo de coisa e procure trabalhar, pois é muito jovem e inteligente, pois foi aprovado há pouco tempo em um concurso para agente de saúde em Palmas, mas infelizmente está desorientado por causa de um dos maiores males do mundo, que são as drogas. Espero que ele melhore, se reencontre e seja um homem de bem”, concluiu o delegado. (Ascom SSP)