Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os maiores municípios do Tocantins, Gurupi a (230 km) de Palmas registrou o melhor desempenho proporcional na criação e manutenção de vagas de empregos formais com carteira assinada. A constatação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A expansão de vagas nos setores de serviços, construção civil, indústria da transformação e a agroindústria são os setores responsáveis pela maioria de vagas abertas formais no ano passado, em todo o Estado.

“Estamos recuperando crédito, viabilizando as finanças do município e correndo atrás de investimentos para atração e geração de emprego e renda para os gurupienses” – explica o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), o vencedor nacional do prêmio Sebrae/ Prefeito Empreendedor  2014.

Vagas fechadas

A pesquisa Caged apontou, no entanto, que no Tocantins, em dezembro de 2014, houve um declínio de 1,96% nas vagas formais de emprego, com a redução de 3.337 postos de trabalho. Palmas foi a que mais perdeu postos de trabalho (-1413), seguida de Araguaína (-610); Colinas (-148); Paraíso (-121); Porto Nacional (-117). Gurupi aparece como a cidade que menos perdeu frentes de trabalho neste período: apenas 10 vagas.

De acordo com o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, a manutenção dessas vagas ocorreu “devido aos investimentos que a Prefeitura realizou em habitação, construção e reformas de Centros de Educação Infantil e escolas, ao fortalecimento da agricultura familiar e do comércio local” – concluiu o prefeito Laurez. (Ascom ATM)