Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Marcelo de Deus

Foto: Marcelo de Deus

O primeiro boletim de balneabilidade emitido pela Diretoria de Controle Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente para este ano de 2015, divulgado nesta semana, concluiu que todas as praias permanentes do Município de Palmas encontram-se em condições adequadas para a recreação. “Este monitoramento foi realizado nos dias 13, 15, 18, 20 e 22 do mês de janeiro para a emissão do 1° Boletim de Balneabilidade das Praias de Palmas do ano de 2015”, informou o diretor de Controle Ambiental, Suarton Fenandes de Souza.

A única ressalva é em relação à Praia dos Buritis, que se encontra num processo de revitalização e não está aberta ao público. “As campanhas de balneabilidade para o local terão início a partir de junho próximo”, antecipou Suarton.

Balneabilidade

O Programa de Balneabilidade (qualidade bacteriológica) das Praias de Palmas é realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas e está estruturado para atender às especificações da Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que define critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, o contato direto e prolongado com a água (banho, recreação, mergulho, esqui-aquático, entre outros).

O parâmetro utilizado para a balneabilidade das praias é o Número Mais Provável (NMP) de coliformes fecais por 100 ml. Conforme a resolução Conama 274/2000, as condições de balneabilidade serão definidas como própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Segundo a resolução, será considerada imprópria quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, e/ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde dos banhistas. (Secom Palmas)