Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), por meio da Gerência Ambiental, realizou no mês de novembro, a Operação Piracema por meio de uma blitz na rodovia TO-010 no km-07, em  frente ao clube Itapema. A operação teve como foco coibir a pesca predatória e o transporte de pescado no período defeso da Piracema, com vistoria ao interior dos veículos e suas cargas transportadas, na tentativa de localizar material predatório e pescados de origem dos rios tocantinenses, além de outros crimes contra o meio ambiente.

Os fiscais ambientais, sendo seis agentes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), dois agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semdu), juntamente com nove fiscais da GMP, realizaram as abordagens de aproximadamente 200 veículos, como motocicletas, carros de passeio com reboque e sem reboque, caminhões e micro-ônibus. 

A segurança, sinalização da rodovia e triagem de veículos foram realizadas pelos fiscais da GMP.

Durante a Operação Piracema foram emitidos três autos de infração totalizando R$ 2.360,00 e os  respectivos   termos de apreensão, e mais dois termos de doação  dos pescados apreendidos.

Foram apreendidos 8 kg de pescados que foram doados as instituições sem fins lucrativos: Associação Realizando Trabalho de Sonhos (na quadra  305 Norte) e  a Casa de Apoio Vera Lúcia (na quadra  203 Sul). (Secom Palmas)