Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Dando início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, foi aberta a primeira sessão do ano legislativo da Câmara Municipal de Palmas nesta quinta-feira, 5 com a tradicional mensagem do executivo da capital. O prefeito Carlos Amastha (PP) ressaltou os pontos positivos de sua gestão em Palmas, cobrou acompanhamento da Câmara de Palmas e declarou a importância da Casa de Leis no processo. “A cidade de todos nós, sempre sonhada, materializa-se nos olhos de todos”, afirmou.

O prefeito fez um levantamento de investimentos e ressaltou mudanças na limpeza, saúde, educação infantil e ensino integral: “Vamos entregar mais 600 centros de educação infantil”. Ressaltou ainda investimentos realizados na produção agrícola, saneamento, rotatórias, iluminação, parques, Arraiá da Capital, Natal Luz, Carnaval, Festival Gastronômico, e lembrou da importância das equipes de trabalho da Capital. Lembrou do Hospital Universitário no sentido de desafogar o Hospital Geral de Palmas e disse que a tributação está mais justa em Palmas: “Ninguém se importa de pagar o justo se tem serviço de qualidade”. Amastha ainda ressaltou os investimentos em macrodrenagem: “Hoje podemos comemorar nossa primeira temporada de chuvas sem buracos”, frisou.

No saneamento, Amastha afirmou que mais de 240 milhões de reais em investimento “vão nos permitir que Palmas tenha um serviço de coleta de esgoto e tratamento universalizado já em 2015. Sendo a primeira de todas as capitais brasileiras a atingir esse objetivo”, afirmou. O prefeito pediu o acompanhamento da casa para o projeto BRT onde reside o maior desafio da gestão, segundo o prefeito, que prometeu os próximos dois anos como os mais decisivos por Palmas.

Milton Neris

O vereador do PR, Milton Neris, elogiou a gestão mas disse que mesmo cuidando dos setores mais importantes de Palmas, é preciso resolver alguns problemas históricos em setores como o Irmã Dulce. “Precisamos fazer a regularização fundiária desses bairros, dessas milhares de famílias que moram em bairros já consolidados da nossa cidade, a exemplo do Irmã Dulce [...]  Precisamos fazer esse chão preto (asfalto), que possa chegar lá na União Sul. [...] Já chegou a energia, a água, já chegou a iluminação pública, o esgoto e tenho certeza que se o chão preto chegar, nós vamos tirar milhares de pessoas do sofrimento, hora com a lama hora com a poeira”, pediu.

O prefeito Carlos Amastha respondeu as ponderações do vereador Milton Neris e solicitou que seja criada uma comissão que acompanhe os trabalhos do município. “Quero essa casa do lado para a gente resolver setor por setor”, disse.

Lúcio Campelo e Joaquim Maia

O vereador Lúcio Campelo elogiou a gestão Amastha e declarou apoio ao prefeito. “Declaro que sou base do prefeito Carlos Amastha”, disse frisando que mesmo sendo base “não pense que vamos ficar no amém”, afirmou. Campelo pediu ao prefeito regularização e desapropriação de alguns setores e ainda remoção dos corpos do Cemitério São Miguel por estar paralisado há quase 4 anos e por problemas no lençol freático. 

O pevista Joaquim Maia reforçou o pedido de regularização fundiária e cobrou investimentos. “A nossa infraestrutura carece de grandes investimentos, de grandes obras, ainda temos diversos setores na poeira e na lama. [...] Quadras como a 508 norte, a 309 sul estão aí há anos iniciadas junto a nossa cidade mas levam 25 anos de poeira e lama. O ano de 2015 tem sido propagado como o ano que vai ser difícil. O que notamos é o pessimismo, mas temos a obrigação de fazer a diferença, de acreditar em Palmas’, cobrou.

Maia destacou desafios na saúde e disse que a oposição cumprirá o seu papel contraditório sem prejudicar o município. “O que nós queremos é que o ano de 2015 seja também o ano de Palmas, que 2016 seja também o ano de Palmas”, salientou.

João Campos 

O vereador, Pastor João Campos (PSC) parabenizou Amastha pelas conquistas mas disse que Palmas terá inúmeros desafios pela frente. O vereador solicitou a criação de um Conselho voltado para pessoas com necessidades especiais.

Entre os presentes estiveram o secretário Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini; a presidente da Fundação Cultural, Eliana Campos; o secretário de Governo e Relações Institucionais, Adir Gentil; o secretário de Transparência e Controle Interno, Públio Borges e a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Luiza Felizola,