Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Central Municipal de Vacina (CEMUV), informa que recebeu na manhã desta quinta-feira, 05, 500 doses da vacina BCG que estava em falta desde o fim da semana devido as dificuldades na distribuição regular de algumas vacinas pelo Ministério da Saúde no Brasil.

A Cemuv informa que as doses foram distribuídas para as Unidades de Saúde (USF’s) 403 Sul, Eugênio Pinheiro da Silva, localizada no Jardim Aureny I, Policlínica da 303 Norte e para a Maternidade Dona Regina .

A Central de Vacinas orienta que as mães com recém-nascidos que não receberam a vacina BCG devem procurar alguma destas unidades de referência. Segundo explicou a coordenadora da Cemuv, Elaine Dias, será feito o agendamento.

“Um frasco dá para vacinar até oito recém-nascidos e depois de aberto ela tem durabilidade de cinco horas. O agendamento será feito para que nenhuma dose da BCG  seja desperdiçada, uma vez que está em falta e ainda estamos sem previsão para regularizar a situação”, explicou Elaine.

A Policlínica da 303 Norte e a  USF Eugênio Pinheiro da Silva realizarão a vacinação apenas no período da manhã e a USF 403 Sul durante todo o dia, mas é valido ressaltar que todas mães deverão agendar.

A Cemuv está entrando em contato com as mães dos recém-nascidos que efetuaram o cadastro e avisando dos procedimentos para a vacinação da BCG. Ainda nesta quinta-feira a equipe da Cemuv retorna as atividades nos hospitais particulares para vacinação da BCG em recém-nascidos.

​Entenda​

​O Ministério da Saúde notificou todos os estados brasileiros informando das dificuldades na distribuição regular de algumas vacinas como BCG, HIB, Dupla adulto, Tríplice Viral, Tetraviral e também do Soro Antirrábico Humano distribuídos.  ​Na Capital,  não havia mais no estoque vacina BCG. (Secom Palmas)