Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Elias Oliveira

Com um dos cenários carnavalescos mais típicos do Tocantins, a cidade de Gurupi, recebeu na tarde desta segunda-feira, 09, a caravana do Carnaval do Bem. A atividade, que está inserida na programação de volta às aulas do Estado, foi lançada oficialmente no Centro de Ensino Médio Bom Jesus. O Carnaval do Bem pretende combater, de forma educativa, acidentes causados por ingestão de bebidas alcoólicas; o consumo de drogas; doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência devido a não utilização de preservativos; além da violência no período carnavalesco.

Valdete Pagani, diretora de desenvolvimento e gestão escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), considerou as circunstâncias em que a ação está sendo desenvolvida. “Mesmo num período de tantas dificuldades temos uma equipe percorrendo o Estado com uma ação tão importante. Por todos os locais onde passamos a criminalidade está batendo à porta das nossas escolas por meio das drogas. Precisamos mudar essa realidade”, ponderou.

Com uma programação irreverente, centenas de adolescentes puderam receber orientações de como aproveitar com responsabilidade e segurança a maior festividade brasileira. Rivaldo Silva, diretor de Juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, destacou que as escolhas de hoje definem as consequências de amanhã. “O carnaval é um momento muito propício para que o jovem tenha o primeiro contato com as drogas e é preciso que ele saiba dizer não e entenda que ele é o protagonista dessa ação”, concluiu.

A ocasião contou ainda com a presença da coordenadora regional do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tenente Shirley Rocha Alvino, que fez uma breve explanação sobre os ricos do uso de entorpecentes. “Para que o jovem consiga alcançar seus sonhos precisa manter sua vida livre de drogas”, completou.

Aluna do 3°ano do ensino médio, Gabriela Souza nunca pulou carnaval, mas sabe exatamente o que acontece durante os dias de festa. Para ela, passar o período carnavalesco longe das drogas e da violência é muito mais divertido. “O carnaval é uma época feita justamente pra se aproveitar, mas sem excessos podemos aproveitar muito mais a folia”, disse.

O Carnaval do Bem continua nas rede sociais, com direito a self e hastags, todos os  adolescentes foram convidados a disseminar essa ideia em ambiente virtual. Já presencialmente a ação desembarca amanhã nos municípios de Dianópolis e em Arraias.

A campanha é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; Secretaria da Educação; Secretaria da Saúde; Secretara da Comunicação Social; Polícia Militar/Proerd; Agência de Defesa e Proteção Social; e DETRAN. A iniciativa conta ainda com o apoio do Governo Federal.