Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) foi escolhida na última terça-feira, 10, como a segunda secretária do Grupo Parlamentar Brasil – União Europeia.O grupo foi criado para discutir as relações da União Europeia exclusivamente com o Brasil. Compareceram ao ato de instalação a Embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da Delegação Europeia no Brasil, o Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer, da Alemanha, Gregory John Ryan, e os deputados Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Evandro Gussi (PV-SP).

Segundo a deputada, atualmente, existe apenas um grupo parlamentar União Europeia – Mercosul, e foi avaliado que o País merece um grupo específico devido ao protagonismo que hoje representa.

Essa aliança tem o objetivo de discutir os principais problemas políticos, sociais, econômicos e ambientais para a construção de uma agenda comum entre as duas partes. A intenção é produzir resultados com impacto nas relações do Brasil com a União Europeia e os seus estados-membros e, através de uma agenda dinâmica, fortalecer as relações entre o Congresso brasileiro e o Parlamento Europeu.

A Embaixadora Ana Paula Zacarias enfatizou a importância do Grupo na dinamização das relações entre o Brasil e a Europa e lembrou que, em 2014, o Parlamento Europeu criou pela primeira vez um grupo integrado por 28 eurodeputados para fomentar as relações com o Brasil.

Já no dia 17 de março será realizado o Fórum Brasil – Europa, evento que reunirá parlamentares brasileiros e europeus, além de autoridades e acadêmicos que discutirão temas como Educação, Ciência e Tecnologia, Cibersegurança e democracia virtual e as questões do clima. Também em março a ministra da Educação irlandesa Jan O´Sullivan deverá visitar o País. Além disso, ainda no primeiro semestre deste ano deverá realizar-se, em Brasília, a Cúpula Brasil – União Europeia.