Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Leila Mel

Um dos carnavais mais seguros, organizados e diversificados de Araguaína. Foi o que muitos foliões e comerciantes disseram após as quatro noites do Carnabalada 2015 – Carnaval Multicultural, promovido pela Prefeitura. Os números também confirmam: ocorrências policiais e atendimentos de saúde não tiveram registros graves dentro do circuito montado na Avenida Filadélfia. Cerca de 40 mil pessoas passaram pelo evento nos dias 14 a 17 de fevereiro.

"Os araguaienses lotaram o circuito todas as noites. Foi um dos mais seguros dos últimos tempos. Nós não tivemos nenhuma ocorrência grave aqui no circuito", apontou o secretário municipal do Esporte, Cultura e Lazer, Wilamas Ferreira. Ele afirma que uma das preocupações da gestão municipal é oferecer alternativas àqueles que gostam da folia.  "O carnaval de Araguaína foi um sucesso e está melhorando a cada ano. Estamos oferecendo opções para tentar agradar todos os gostos", afirmou.

Atrações

Nas quatro noites do Carnabalada passaram pelos dois palcos 26 atrações. A pluralidade de ritmos deu o tom da festa neste ano: DJs, bandas de axé da Bahia, banda de rock, cantores sertanejos, nacional como Thiago Brava, locais como Felipe e Matheus e Rafael Vaz, e atrações infantis, como a Turminha Mágica. “Faço parte de um grupo de roqueiros da cidade e nos sentimos muito bem representados”, disse a autônoma Vanessa Costa, 30 anos.

As atrações se revezavam nos palcos. “Não havia vazio na programação, terminava um show num palco começava no outro. Muito bom”, avaliou a professora Janete Shirdmann.

Pai do pequeno Carlos, de 5 anos, o vendedor Paulo Augusto disse que a programação infantil nas duas matinês foi ótima. “Meu filho não desgrudou os olhos do palco e ainda participou do concurso de fantasias”, confirmou.

Segurança

O secretário disse ainda que o esquema de segurança montado no circuito, com câmeras de 360º, 40 seguranças e 50 policiais militares e civis, ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do SAMU, com postos de plantão, trouxeram tranquilidade para o folião.

Muitos aprovaram o esquema de segurança, disseram que se sentiram seguros, que as ruas estavam limpas logo após o evento e que optaram por ficar em Araguaína especialmente para curtir a programação da cidade. Foi o caso da estudante Paula Fernandes, de 17 anos. “Todos os anos eu viajo no carnaval. Desta vez, quando vi a programação, resolvi ficar aqui, curtindo à noite e descansando na minha casa, na minha cama. Tem algo melhor?”, perguntou.

OrganizaçãoSobre a organização do carnaval em relação aos anos anteriores, o público que já participou de outras edições do evento afirmou que melhorou em 2015. “A organização foi perfeita”, disse a comerciante Eliane Oliveira, acrescentando que há cinco anos vende bebidas no carnaval e que a estrutura do evento superou as expectativas. “As vendas foram boas, dentro do esperado”, adiantou.

O circuito contou com infraestrutura completa de 40 banheiros químicos, tendas de apoio, camarotes e 56 bares e lanchonetes internos e externos. Através do programa DST/AIDS, equipes da Vigilância Epidemiológica Municipal distribuíram panfletos e preservativos e fiscais da Vigilância Sanitária e do Departamento Municipal de Posturas atuaram orientando os comerciantes no circuito da folia. A Prefeitura também contou com o apoio da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável.

O evento teve o apoio das secretarias da Infraestrutura e Planejamento, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia, Agência Municipal de Transporte e Transito (AMTT) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO).

Programação cristã

A Prefeitura também apoiou a realização de dois eventos cristãos tradicionais na cidade no período do Carnaval. O Arrarai da Renovação Carismática Católica, que este ano aconteceu na Paróquia São João Batista, no Bairro São João, e registrou mais de 10 mil pessoas nas quatro noites do evento. E o 3º Congresso Alegra-te Jovem, que aconteceu no o Ginásio Poliesportivo William Castelo Branco, também no Bairro São João, reuniu mais de 9 mil pessoas em dois dias de programação. (Prefeitura de Araguaína)