Na manhã do último sábado de carnaval, 14 de fevereiro, um policial civil do Tocantins encontrou uma criança de nove anos que caminhava sozinho pela BR 153 próximo ao Km 578 em Santa Rita do Tocantins. Após abordá-lo, acolheu o mesmo e o entregou ao Conselho tutelar de Crixás do Tocantins.
Nesta segunda-feira, 16, uma equipe do Conselho Tutelar procurou a Polícia Rodoviária Federal em Gurupi/TO, na tentativa de ajudar na localização dos pais. A criança afirmou se chamar Manoel Vinicius Ribeiro Mesquita diz que o pai se chama Vanancio Ribeiro Mesquita e a mãe, Dora Ribeiro Mesquita.
Uma equipe da PRF esteve com a criança na manhã desta quarta-feira, 18, na tentativa de obter mais informações que pudessem auxiliar na localização dos pais pois estava mais tranquilo e foi possível conversar melhor. Apesar de não se lembrar de informações básicas de sua vida, o garoto é muito extrovertido e alegre. Sabe-se que o mesmo residia em uma comunidade rural e pela história, algumas desconexas, é possível que seja até de outro Estado. Fez menção ao Estado do Pará onde residiria uma irmã, porém a descrição feita, do local onde mora, remete a regiões do nordeste. A criança fez também referencia a ônibus. É possível ainda que estivesse viajando de ônibus de turismo com alguém da família e tenha sido esquecido em algum local.
Informações que possam ajudar na localização poderão ser encaminhadas para o Conselho Tutelar de Crixas do Tocantins e para a Polícia Rodoviária Federal – 191, e-mail: nucom.to@prf.gov.br.