Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Um carnaval tranquilo, graças ao planejamento e disponibilização de reforço do efetivo da Polícia Militar, empenho de todos os órgãos envolvidos e principalmente a consciência do cidadão que soube curtir o carnaval de forma pacífica”. Segundo o Chefe de Estado Maior da PM, coronel Edvan de Jesus Silva, foram esses os fatores essenciais para a redução de ocorrências do Carnaval 2015, em relação ao ano passado.

Os dados que confirmam esse resultado positivo foram apresentados no início da tarde desta quarta-feira, 18, pelo coronel Edvan em coletiva de imprensa realizada na sala de reuniões do Comando Geral da PMTO, em Palmas. Os números apresentados são dados da Assessoria de Estatística e Análises Criminais da Polícia Militar e da PM3- Setor de Planejamento e Operações.

O número mais satisfatório para a PM foi em relação aos homicídios, que neste ano de 2015, não foi registrada nenhuma ocorrência dessa natureza dentro do circuito de carnaval, em relação ao ano passado que foram registradas três ocorrências de homicídio.

Houve também redução no quantitativo geral de ocorrências no Estado, durante o período de Carnaval, sendo que em 2014 foram registrados 385 ocorrências e em 2015, 377, resultando em uma redução de 2,08 %. A quantidade de acidentes de trânsito aumentou em 7,6% no comparativo. Foram 141 registros, neste ano, enquanto, em 2014, o número foi de 131.

Outro ponto positivo, foram as ações proativas que a polícia militar realizou nesse período,efetivando a abordagem de 4,777 veículos, 8,916 pessoas suspeitas revistadas, três apreensões de arma de fogo e 18 de arma branca, seis apreensões de drogas, autuação de 80 infrações de trânsito, 24 veículos removidos e 44 prisões e detenções. Essas ações contribuíram significativamente para a redução no número de ocorrências em comparação ao mesmo período de carnaval em 2014.

Participaram ainda da coletiva de imprensa o Comandante do Policiamento da Capital (CPC) - tenente coronel Wagner Vieira da Cunha, Comandante do Policiamento do Interior (CPI) – tenente coronel Luiz Carlos Barbosa Ferreira, a Chefe da PM3, Setor de Planejamento e Operações, tenente coronel Alaides Pereira Machado, além de profissionais da imprensa local. (Ascom PM)