Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 23 de fevereiro, o presidente nacional do Banco da Amazônia, Valmir Pedro Rossi, estará em Palmas (TO) para divulgar a programação orçamentária para o ano de 2015 para o Estado e fazer uma prestação de contas do que o Banco realizou em 2014.

Esse anúncio ocorrerá durante encontro com representantes das Federações de todos os setores produtivos do Estado, Associações Comerciais, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra, Sebrae, produtores rurais, empresários, dentre outras autoridades. O encontro acontecerá às 9hs no Auditório do Palácio Araguaia.

O evento ainda contará com a palestra de Luiz Suzigan, representante da LCA consultoria econômica, que abordará o cenário econômico brasileiro e tocantinense, fazendo possíveis previsões para essas áreas.

O Banco da Amazônia promoverá ainda nesta data a celebração de Acordo de Cooperação com o Governo Estadual no intuito de aplicar a totalidade dos recursos disponíveis para o desenvolvimento de Tocantins e da região. A celebração do Acordo acontecerá às 8h30m em cerimônia privada que envolverá o Presidente da Instituição, Valmir Rossi, além de gerentes e o superintendente Marivaldo Gonçalves de Melo; o governador Marcelo de Carvalho Miranda e secretários de Estado.

O termo de cooperação estabelece os compromissos de cada um no sentido de promover o desenvolvimento sustentávele o crescimento da agricultura familiar tocantinense. De acordo com informações do Banco da Amazônia, o Plano Safra 2014/2015, por meio do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) prevê a aplicação de R$ 120 milhões na economia do Estado, além de outras linhas de crédito disponibilizadas pelo banco.

Em 2014 o banco Ivestiuc no Estado mais de R$ 991,2 milhões em contratações de crédito do FNO. Segundo o superintendente do Banco no Tocantins, Marivaldo Gonçalves de Melo, a instituição contribuiu para o crescimento e desenvolvimento de cadeias produtivas do Estado dentre elas grãos, pecuária, piscicultura, indústria, comércio e serviço.

Palmas será a primeira de todas as capitais da Amazônia a ser visitada pelo presidente Valmir Rossi no período de fevereiro a abril deste ano. Essas visitas fazem parte de uma estratégia que visa potencializar o desenvolvimento da Região no âmbito dos nove Estados que constituem a base territorial da Amazônia Legal.

Programação 

7h30- Visita à agência Palmas do Banco da Amazônia;

8h30 - Reunião com o governador (privado);

 9h- Cerimônia no auditório do Palácio Araguaia;

11h - Entrevista coletiva com a imprensa;

14h - Visita à superintendência do Banco da Amazônia.