Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Um dos principais grupos musicais do Tocantins, a Orquestra Sinfônica coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com inscrições abertas. Os interessados devem procurar a Diretoria de Educação da Pasta até o dia 6. A Orquestra é um projeto de Extensão e Cultura desenvolvido pelo Governo do Estado e é composta por jovens de 14 a 25 anos que estejam matriculados em uma instituição formal de ensino.

De acordo com a coordenação da Orquestra, as inscrições deverão ser feitas na sede da Seduc, na sala da Diretoria de Educação, de 2 a 6 de março no horário de 14h30 às 17h30. Os interessados deverão comparecer portando documentos pessoais e procurar as coordenadoras Luzia Américo e Ruth Eletra.

Os ensaios são realizados duas vezes por semana, com a orientação de professores específicos para cada grupo de instrumentos, seguidos de ensaios coletivos. Durante os ensaios, os alunos são estimulados a desenvolver habilidades inerentes à sua dinâmica e articulação, sendo orientados também a fatores extramusicais, mas que influenciam no exercício da música, como o respeito mútuo, a disciplina e o compromisso.

Uma das coordenadoras da Orquestra, Luzia Américo, destacou que a formação da Sinfônica incentiva aos estudantes a seguirem uma possível carreira no mundo musical. “Com a implantação da Orquestra Sinfônica, além de cumprir o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que determina o ensino da música nas instituições de ensino básico, o Governo do Estado possibilita que os nossos jovens instrumentistas deem continuidade ao sonho de lograr uma carreira musical”, completou. (Ascom / Seduc)