Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

Há seis anos, o Sesc Tocantins desenvolve um programa que incentiva crianças e adolescentes a se envolverem com o universo da literatura: o Mediadores de Leitura. Os interessados em integrar a equipe, que atua em escolas, ONGs e instituições parceiras, podem se inscrever para um curso de formação até o dia 16 de março.

As vagas são destinadas a pessoas interessadas em literatura e alunos dos cursos de Letras, Pedagogia, Comunicação Social ou Artes. A ficha de inscrição deve ser solicitada por e-mail para o endereço literatura@sescto.com.br.

O curso de formação será no Centro de Atividades Sesc Palmas, de 20 a 22 de março. Dentre os participantes inscritos no curso de formação, serão selecionados estagiários que atuarão como mediadores de leitura (desde que estejam regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior).

Os estagiários selecionados irão destinar 25 horas semanais para planejamento e execução das rodas de leitura. O valor da bolsa é de R$ 656,00, mais auxílio transporte. Serão trabalhadas duas linhas de atuação: Contação de Histórias e Declamação de Poesia, a fim de despertar o gosto pela leitura, escrita e reflexão, além de desenvolver a expressão oral e escrita.

Mediadores de Leitura

O programa Mediadores de Leitura foi criado pelo Sesc Tocantins em 2009 para executar atividades, como rodas de leitura, a partir de encontros regulares (semanais) com grupos de crianças e jovens da comunidade palmense. Por meio de diversas linguagens, como poesia, cinema, fotografia e música, os mediadores incentivam a leitura em escolas, ONGs, na unidade BiblioSesc e em demais instituições parceiras.