Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Com o tema: “A Força da Mulher Quilombola,” integrantes do Instituto Crespas.TO participam nesta sexta-feira, 13, da agenda da mulher, que acontece durante todo o dia, na Comunidade Manuel João, em Brejinho de Nazaré. 

Além da Palestra: Uma Questão de Identidade, ministrada pela jornalista Maria José Cotrim, as mulheres poderão participar de várias oficinas práticas como: Cuidados com os cabelos, penteados e tranças, tratamento e amarrações de turbantes.

Criado em 2014, o Crespas.TO busca combater e discutir o preconceito social, valorização do cabelo crespo, e desmistificar a ideia errônea e preconceituosa de que o crespo não é bonito.

A cabeleireira Daiane Biazotto, integrante do Instituto abordou sobre o papel social do grupo. “Espero que possamos mostrar a importância de assumir as raízes. Cabelo crespo é bem mais que beleza, é sobretudo identidade. Não é um ato de moda, mas político”, disse. 

"Geralmente nessas oficinas aprendemos muito, e essa troca de conhecimento nos agrega consideravelmente", finalizou Biazotto.

No cronograma das atividades está previsto uma conversa sobre Compreensão do valor da mulher quilombola, Desconstrução de preconceitos, Direitos às políticas públicas, educação e saúde da mulher Quilombola, realização de um teste de DST/Aids, e várias atividades esportivas .

Ao final das atividades serão redigidos encaminhamentos de um plano de ação. A Agenda é realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Defesa e Proteção Social, em parceria com o Crespas.TO, Defensoria Pública, Ministério Público, Gabinete da vice-governadora e secretaria de Esporte e Lazer e  Juventude.