Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O governo do Estado, em parcerias com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) lançaram nesta segunda-feira, 23, o calendário oficial das feiras agropecuárias no Tocantins. Durante a cerimônia de lançamento, os parceiros anunciaram investimentos de cerca de R$ 10 milhões para realizações de 39 feiras agropecuárias, em todo Estado.

Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) Clemente Barros, explicou que as feiras agropecuárias são eventos de grande importância para divulgar o potencial do Estado. “Essa parceria com todos os envolvidos buscam o fortalecimento agropecuário, uma oportunidade de levar aos produtores o conhecimento e as novas tecnologias para impulsionar, cada vez mais, o agronegócio tocantinense”, ressaltou.

O presidente do sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, falou da importância dos investimentos para o crescimento do setor. “As feiras agropecuárias geram milhões de negócios e proporcionam um avanço significativo, despertando no produtor rural o espírito empreendedor, estimulando a economia e fortalecendo o agronegócio, que é responsável por 17% do PIB tocantinense”, enfatizou.

De acordo com o presidente de sindicato de Porto Nacional, Sérgio Giatti, disse que esse apoio do governo e parceiros impulsiona o avanço da produção agropecuárias, principalmente para implementar o uso de novas tecnologias no campo. “Notamos que o governo e parceiros buscam novos investimentos para reforçar as diversas cadeias produtivas do agronegócio”, argumentou.

Miranorte

No calendário oficial das feiras, o município de Miranorte, Região Central do Estado, inicia a primeira exposição de 2015, no dia 30 de abril. Já no dia 24 de setembro, em Ponte Alta do Bom Jesus, região Sudeste do Estado, encerra oficialmente o calendário das feiras agropecuárias. (Ascom Seagro)