Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Expectativa total para a realização da 13ª edição do espetáculo Paixão de Cristo, que será apresentado pela Cia Art’Sacra na próxima sexta-feira, 3, às 20 horas, na Praça dos Girassóis, em Palmas. Considerada a maior produção teatral do Tocantins e uma das maiores do País, a peça teatral espera cerca de oito mil pessoas para prestigiar o evento e conta cerca de 300 pessoas no elenco e equipe de produção. Para a entrada, será cobrado um quilo de alimento não perecível.

A previsão inicial era de que o espetáculo acontecesse no estádio Nilton Santos, mas devido interdição do Corpo de Bombeiros o local foi mudado para a Praça dos Girassóis. “No estádio a estrutura contribuía com a montagem da cidade cenográfica, mas na Praça dos Girassóis garantimos essa proximidade maior com o público, o que certamente dará mais emoção ao espetáculo”, garante o presidente da Art’Sacra e diretor do espetáculo, Valdeir Santana.

O tema deste ano é “Palmas para essa Paixão”. Segundo o diretor, o desafio é dar uma cara nova para o espetáculo a cada edição. “A nossa montagem é bem conhecida por todos. Então, a gente trabalha com a criatividade a cada ano para mudar o roteiro, as cenas, os efeitos especiais e a estrutura”, adianta.

Uma das novidades para este ano, segundo Santana, é a interatividade maior com o público. “A gente sempre quis criar uma oportunidade de interatividade para que a plateia participasse do espetáculo. Como o estádio é muito grande e lá o público fica muito distante, isso ainda não tinha sido possível, mas agora criamos esse espaço para que, em determinado momento do espetáculo, a plateia possa se sentir como parte da encenação”, conclui.

Campanha

A previsão média de investimento da Paixão de Cristo 2015 é de cerca de R$ 210 mil. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, que cedeu 50% dos recursos financeiros para a produção do espetáculo, e do Governo do Estado, que cedeu a Praça dos Girassóis. Por falta de apoio financeiro, o espetáculo havia sido cancelado, mas o grupo resolveu retomar a ideia e toda construção cenográfica está sendo feita pelos próprios atores e produtores do espetáculo, voluntários no evento. Para contribuir com o custeio das despesas restantes, o grupo solicita apoio da própria comunidade e empresas privadas para as despesas restantes.

Uma campanha solidária está lançada, onde o grupo pede apoio de qualquer valor financeiro para custear as despesas da produção da peça. Os depósitos podem ser feitos em conta corrente na Caixa Econômica Federal, agência 2525, conta corrente 5087-8; ou no Banco do Brasil, agência 1505-9, conta corrente 38352-X, ambas nominal à Art´Sacra Cia. de Teatro.

Emoção

Para o ator Hitalon Bastos, diretor de elenco da Paixão de Cristo, este será certamente um dos mais emocionantes espetáculos já realizados pela Cia Art’Sacra. “Apesar de todas as dificuldades e incertezas, todo o elenco uniu forças. Para nós vai ser muito emocionante, apesar dos atores entrarem em cena muito cansados porque estão trabalhando de sol a sol, montando o cenário, nós vamos tentar passar essa emoção para o público e tenho a certeza de que será um dos espetáculos mais emocionantes que a gente já realizou”, considera. Para ele, realizar o evento neste ano é, para o grupo, uma prova de superação. “Desde quando a gente decidiu retomar e depois cancelamos, as dificuldades foram muitas, mas estamos conseguindo superar todas. É por isso que vamos tentar fazer a Paixão de Cristo mais emocionante que já aconteceu”, conclui.