Quatro leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram reabertos nesta quinta-feira, 09, e pacientes já estão internados na unidade. Os leitos, que estavam isolados como medida de reforço aos procedimentos de higienização do ambiente e prevenção contra a disseminação de possíveis bactérias, foram liberados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Geral de Palmas (HGP), que reavaliou as condições do setor e do serviço.
Nos últimos dias, a UTI do HGP tem passado por procedimento chamado de limpeza terminal, que auxilia no controle de infecções. Atualmente, a unidade está com 16 pacientes internados, que recebem os cuidados oferecidos pela equipe multidisciplinar do hospital.
“Além desse procedimento que foi feito na UTI, nós também reforçamos os cuidados com o processo de higienização, do ambiente, das mãos e as precauções de contatos, tanto dos servidores, como dos visitantes”, lembrou a diretora geral do hospital, Renata Duran.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HGP está investigando possíveis casos de colonização por organismos multirresistentes. Todos os procedimentos seguem as recomendações do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária. A coordenadora da Comissão do hospital, Loiziana Barbosa Bacelar, reforçou que o isolamento de parte dos leitos de UTI do HGP foi parte das medidas para prevenir a disseminação geral. “Já existe um protocolo com medidas que todos conhecem e estamos reforçando”, disse.
O Estado oferece 134 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de manter outros 29 leitos de retaguarda no serviço privado.
Precauções e campanha
O HGP está adotando todas as providências quanto aos protocolos assistenciais, de prevenção e controle de infecção hospitalar. Como parte de uma campanha de conscientização desenvolvida pela direção do hospital, cartazes com o lema: “O Controle da infecção está em suas mãos” foram distribuídos em todos os murais da unidade, bem como nos anexos.
A campanha visa ainda garantir que todos os profissionais de assistência da unidade, principalmente os da UTI, adotem a higienização correta durante o cuidado e contato com os pacientes. Além disso, os materiais de limpeza também foram trocados e desinfetantes estão sendo utilizados para higienizar, inclusive, os corrimões de apoio espalhados pelos corredores do HGP. Um dos produtos usados, o Oxivir Five, é eficaz contra vírus, bactérias e fungos.
A diretora geral do HGP, Renata Nogueira Duran, disse que as ações fazem parte do cotidiano hospitalar. “O controle de infecção é um trabalho contínuo, todo o universo da saúde tem esse problema nas unidades, sempre estamos reforçando a conscientização das equipes no hospital como um todo, principalmente na UTI”, disse.