Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Valério Zelaya

Disposição e ânimo marcaram a manhã desta sexta-feira, 10, para os pacientes da Unidade de Saúde 503 Norte que realizaram atividades físicas dando continuidade a programação do Dia Mundial da Atividade Física. As atividades começaram com alongamento, caminhada e depois o Lian Gong, ministrados pelos fisioterapeutas Tiago Veloso e Ingridi Guimarães. Antes das atividades foi aferida a pressão arterial de cada participante e após foi servido frutas​.

A coordenadora da USF, Geisianne Rêgo, explicou que o foco principal foi atrair idosos, hipertensos e diabéticos para motivar práticas que garantem uma vida mais saudável. “Em todas nossas consultas, sala de espera e todos nossos profissionais na rotina diária da Unidade orientam os pacientes a práticas de alimentação e exercícios físicos que garantam uma vida mais saudável. Hoje só estamos reforçando a importância disso”, explicou Geisianne.

Para o aposentado Alcino Matias Gomes, 91 anos, a atividade física é fundamental para a saúde e elogiou a iniciativa. “Quem me convidou foi a agente de saúde e mesmo com minhas limitações, e já com 91 anos, fiz questão de participar. Exercícios físicos são importantes para uma saúde de qualidade”, afirmou Gomes.

Programação

Durante todo mês de abril a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estará com programação diversificada alusiva aos Dias Mundiais da Qualidade de Vida, da Atividade Física, da Saúde e da Luta contra o Câncer.

O objetivo é estimular a população a realizar atividades físicas e chamar os amigos para que o ciclo de sedentarismo existente possa ser quebrado. A falta de atividade física é um dos fatores de risco chave para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs) como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. (Secom Palmas)