Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Com o objetivo de discutir a importância do manejo e a conservação do solo para o desenvolvimento sustentável da agropecuária tocantinense, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza nesta quarta-feira, dia 15, um ciclo de palestras em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo. O evento será realizado no auditório da Secretaria durante a manhã e na Faculdade Católica na parte da tarde. Produtores e técnicos interessados em participar podem se inscrever na Seagro, no dia do evento a partir das 8 horas.

Para o engenheiro agrônomo da Diretoria de Fomento a Agropecuária, Anderson Pereira, as técnicas de conservação do solo evitam a erosão, compactação e salinização “o mau uso do solo também interfere nos índices de produção, por este motivo é importante que práticas que promovam o uso sustentável do solo sejam discutidas”, ressalta o engenheiro.

Ainda de acordo com Anderson Pereira, varias iniciativas são implementadas pela Seagro, por meio de parcerias institucionais e de linhas de crédito específicas para viabilizar o melhor uso, manejo e conservação do solo, “Nesse contexto foi criado pelo Governo Federal, o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono que incentiva a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, tais como: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto, plantio de florestas, fixação biológica de nitrogênio e tratamento de resíduos animais”, explica.

O evento é realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Prefeitura de Palmas, Faculdade Católica do Tocantins e Odebrecht Ambiental.   

Data

O Dia Nacional da Conservação do Solofoi instituído pela lei n° 7.876, de 13 de novembro de 1989, com o objetivo de propor uma reflexão sobre a conservação dos solos e sobre a necessidade da utilização correta deste recurso natural. 

Programação

 Manhã

Auditório da Seagro

8h00 – Inscrição e abertura

8h25 – Palestra: Conservação dos Solos no Planejamento Integral

Palestrante: Alexandre Barreto (Facto)

9h05 – Palestra: Manejo e conservação do solo na atualidade.

Palestrante: Deivison Santos (Embrapa)

9h45 – Intervalo

10h00 – Importância da Agrometeorologia para a Agricultura.

Palestrante: José Luiz Cabral (Unnitins)

10h40 – Apresentação Projeto Taquarussu: uma Fonte de Vida.

Palestrante: Fabiola Rachel Preihs (Odebrecht Ambiental)

11h20 – Conservação de solo em estradas vicinais.

Palestrante: Roberto Sahium (Prefeitura de Palmas – Seder)

Tarde

Faculdade católica do Tocantins Campus de Ciências Agrárias e Ambientais

14h Estações

Marcação de TerraçoConstrução de Terraço (Ascom Seagro)