Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, participou de um encontro com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, nesta terça-feira, 14, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília-DF. A audiência reuniu os secretários dos 26 estados e Distrito Federal que compõem o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).

O objetivo do encontro foi mobilizar gestores públicos para incluir o tema igualdade de oportunidades e valorização profissional em seus programas e apresentar informações sobre o processo de escolarização desenvolvido pelo MEC.

De acordo com Adão Francisco, os secretários discutiram as ações necessárias para que o Plano Nacional de Educação (PNE) possa ser implementado coletivamente nos estados e municípios levando em consideração as metas qualitativas e quantitativas.

“Após uma semana da posse, o ministro já nos recebeu e discutiu as principais demandas da educação em nosso País. Hoje assumimos o desafio de nos tornar agentes transformadores e, principalmente, promover mudanças valorizando os professores em todos os níveis de ensino”, destacou.

Para Janine Ribeiro, os estados e municípios têm hoje a oportunidade de criar um marco normativo, a partir de planos de educação que trabalhe respeitando as diferenças e priorizando a valorização profissional.  “Temos que levar em consideração a revisão dos planos de carreira de modo a enfrentarem a incorporação de melhores rendimentos e indicadores de gestão”, reforçou.

As discussões também abordaram o processo de universalização da educação ocorrido no Brasil nos últimos 12 anos, citando como exemplo o ensino superior que ampliou a participação da população na faixa etária específica de 10% em 2003, para 20% em 2014. (Ascom Seduc)