Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Apoena Rezende O selo dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas foi lançado nesta quinta-feira O selo dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas foi lançado nesta quinta-feira
  • O lançamento oficial do selo aconteceu na  Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas

O lançamento oficial do selo dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas aconteceu na tarde desta quinta-feira, 16, na Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas. Os Jogos acontecem em Palmas do dia 18 a 27 de setembro. Representando o Governo do Estado, o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Sallim Rodrigues Milhomem, participou do evento e destacou a importância da valorização da cultura indígena.

O selo apresenta uma faixa com três cores, que representam as três famílias linguísticas-base dos povos indígenas brasileiros – Tupi, Macrojê e Aruak -, com cores que remetem às matas, aos artesanatos e à terra. Estilizado com grafismos tradicionais, a marca foi criada por Carlos Terena e faz referência à ação integradora que une os povos participantes do evento.

O secretário Sallim Milhomem enfatizou a participação do Estado na realização dos Jogos. “Nós temos a cultura indígena e o Governo não pode ficar fora desse momento, que é muito importante para todo o país, para Palmas e para o Estado. Já declaramos essa parceria e estamos trabalhando nesse sentido. Esse selo vai levar a imagem do evento para o mundo”, ressaltou.

O prefeito Carlos Amastha destacou que a parceria com o Governo do Estado tem fortalecido o andamento da organização do evento. “A nossa ideia sempre tem sido trabalhar em conjunto. Juntos, a gente potencializa resultados. Queremos construir tudo a quatro mãos", enfatizou.     

Os selos começam a ser comercializados, nesta sexta-feira, 17, e em sua primeira tiragem conta com 600 mil impressões, que de acordo com o diretor regional dos Correios do Tocantins, Paulo Werneck, vai ter um papel muito importante na divulgação do evento. “Trata-se de um selo comercial, de primeiro porte, e está apto a rodar o Brasil e todos os países com que os Correios têm relacionamento, ou seja, são mais de 195 países nos quais esse selo pode estar circulando”, apontou.

Apoio

Como parte do apoio do Governo do Estado para realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, estão sendo investidos na área da infraestrutura mais de R$ 2 milhões na reforma do Estádio Nilton Santos, local onde algumas modalidades serão disputadas. O Estado, em parceira com o município, também é responsável pela segurança em aeroportos, acessos à cidade, área do evento e perímetros urbanos onde acontecerão os jogos.

Além disso, o Governo disponibilizou um espaço na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos que ficará disponível, com estrutura, para o Comitê Intertribal.

Jogos

Participarão dos Jogos aproximadamente 2.300 indígenas, sendo 24 etnias brasileiras e 22 internacionais - do Canadá, Chile, Panamá, Japão e África do Sul. Entre os dias dia 18 e 27 de setembro, também acontecerá o Fórum Social Indígena, o Festival Artístico das Culturas Indígenas, a Feira das Artes Indígenas e a Feira da Agricultura Familiar Indígena. Haverá ainda a Oca Digital e a Oca da Sabedoria, espaços com programações diversificadas sobre a cultura dos povos indígenas. (Secom-TO)