Só no primeiro quadrimestre deste ano, nas sete maiores cidades onde existe operação da Odebrecht Ambiental | Saneatins, foram identificadas 2.167 fraudes em ligações de água tratada. O trabalho de busca destas irregularidades é feito pela Equipe Caça Fraude, montada pela concessionária, que monitora constantemente as unidades consumidoras buscando diminuir o furto e a perda de água tratada, problemas que impactam toda a comunidade.
Em um comparativo com o mesmo período de 2014, houve um crescimento global de 132% nos casos de fraude. O aumento é reflexo do aumento da atividade da Equipe Caça Fraude que tem buscado coibir e denunciar os casos mediante sua verificação. Vale lembrar que furto de água é crime ao qual cabem as sanções devidas.
O problema mais frequente é a violação do lacre de suspensão, com 1.530 ocorrências. A violação do lacre de segurança e as fraudes em hidrômetro aparecem na sequência com 196 e 150 ocorrências, respectivamente. Outras irregularidades encontradas são: o fornecimento de água a terceiros; a utilização de by pass (desvio da tubulação que vai ao hidrômetro), a inversão do hidrômetro e a irregularidade no padrão caixa de proteção (PCP).
A equipe Caça-Fraude utiliza aparelhos como o geofone, que capta as vibrações abaixo da terra, para perceber vazamentos e desvios na tubulação, e notifica o usuário em caso de evidências de uma irregularidade. Quando há a necessidade de retirada do hidrômetro para verificação em laboratório, a operação é feita na presença do usuário que acompanha a remoção.
Segundo Uilma Holanda, gerente comercial da Odebrecht Ambiental | Saneatins, o usuário que furta água a partir das fraudes prejudica a comunidade e o meio ambiente. “Quem furta a água usa sem controle, já que não paga por esse recurso. Quem acaba pagando por isso somos todos nós”, explica.
Fraudes em números
1º trimestre de 2014
Fornecimento de água a terceiro: 11
Violação de lacre de segurança: 109
Violação de lacre de suspensão: 1.275
Fraude em hidrômetro: 122
Suspensão de by pass: 13
Ligação clandestina: 25
Hidrômetro invertido: 67
Irregularidade no PCP: 16
Total Geral: 1.638
1º trimestre de 2015
Fornecimento de água a terceiro: 30
Violação de lacre de segurança: 180
Violação de lacre de suspensão: 1.530
Fraude em hidrômetro: 150
Suspensão de by pass: 23
Ligação clandestina: 99
Hidrômetro invertido: 96
Irregularidade no PCP: 43
Total Geral: 2.167