Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a participação de cerca de 200 pessoas, um mutirão de limpeza contra a dengue e a chikungunya acontece nessa quinta-feira, 30, em Pedro Afonso. A ação contará com equipes que percorrerão ruas e avenida de toda área urbana da cidade recolhendo lixo, entulho e galhadas para reduzir a proliferação do Aedes aegypyti e eliminar criadouros do mosquito.

A concentração para o início das atividades está programada para as 6h30 em frente à Secretaria Municipal de Saúde, na rua Guimarães Natal, s/n°. A partir das 7 horas, o grupo dividido em equipes, lideradas por agentes de saúde ou de endemias partem para começar o recolhimento dos materiais rejeitados, que serão transportados por caminhões para o aterro sanitário do município. Ao longo do dia, máquinas da Prefeitura também farão a limpeza pesada em áreas e vias públicas.    

O projeto Mutirão Consciente em Combate à Dengue e à Febre Chikunguya é realizado anualmente em Pedro Afonso durante o período chuvoso. A ação tem a finalidade de mobilizar a comunidade sobre a importância da limpeza em quintais e terrenos baldios para a prevenção destas doenças, além de sensibilizar gestores de empresas e outras instituições para colaborar disponibilizando funcionários e equipamentos.

Segundo a enfermeira, Miriam Ribeiro, diretora de Desenvolvimento de Políticas de Saúde do município, é perceptível o efeito da ação em relação à diminuição dos casos de dengue em Pedro Afonso. “A última ação com este enfoque aconteceu em 2013 e no ano seguinte o número de casos da doença reduziram significativamente. No entanto, não ocorreu em 2014 e foi notável o aumento do número de mosquitos, seguido pela elevação da quantidade de notificações de dengue”, disse.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, Secretaria Municipal de Infraestrutura, com o apoio da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Bunge, Rodes, Esfotec, Barraria, Fazenda Brejinho, Tiro de Guerra 11-004 e Associação de Moradores da Portelinha.