Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De diversas cidades do Tocantins, uma multidão de romeiros e romeiras se reunirão nos dias 08 e 09 de maio em Colinas do Tocantins para celebrar a XIV Romaria da Terra e da Água Padre Josimo. Há treze anos a Romaria era realizada na Diocese de Tocantinópolis e pela primeira vez acontece em outro município, com a participação de todas as dioceses do Estado do Tocantins, reunidas no novo Regional CNBB Norte 3.

Com o tema “Se calarem a voz dos profetas as pedras falarão!”, o evento busca a reflexão sobre os sinais do tempo que reafirmam a necessidade de conversão e do compromisso pelo reino da vida plena, através de uma advertência sem ambiguidade dirigida aos seus discípulos pelo próprio Jesus, para que os fiéis se manifestem como Povo de Deus diante da violação dos direitos, da dignidade ou da liberdade.

Assassinado em Imperatriz (MA) dia 10 de Maio de 1986, a mando de latifúndios da região do Bico do Papagaio (TO), Pe. Josimo sempre caminhou junto com seu povo, seguindo o lema do mártir Jesus: “Eu vim para servir”, o mesmo que orienta a Campanha da Fraternidade 2015. Segundo um dos organizadores do evento, Padre André Drummond, a expectativa é de que cinco mil fiéis da Diocese de Tocantinópolis, Diocese de Miracema, Diocese de Porto Nacional, Prelazia de Cristalândia e Arquidiocese de Palmas participem do evento.

No dia 08 de maio, após a chegada e acolhida celebrativa dos romeiros na Igreja Matriz (Paróquia Nossa Senhora Aparecida) serão realizadas as Oficinas: Ciranda das Crianças; Reforma Agrária ou agronegócio...Tocantins por onde vai?; Vida ou morte às margens dos rios; Segurança e soberania alimentar: um direito nosso; Viva as comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas; Acabar com o trabalho escravo: não ao tráfico humano!; Grandes projetos: a quem interessa mesmo; Acampamento da Juventude Romeira Pe. Josimo; Droga! Drogas e violência; e o Seminário “Eu vim para servir: Igreja e Sociedade. E ainda no dia 08, a partir das 20 horas, será realizada a Noite da Memória, com apresentações culturais dos participantes, lançamento e exibição do novo vídeo “Araguaia”. No sábado, dia 09, a comunidade poderá acompanhar a caminhada martirial, com ritos inicias, ato penitencial e celebração eucarística. A Prefeitura de Colinas apoia a realização do evento por conhecer seu papel na contribuição às questões ligadas ao desenvolvimento social.