Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Estação Apinajé, as avenidas JK e Teotônio Segurado, a Praça dos Girassóis e o Centro de Atividades Sesc Palmas receberão seis apresentações do Núcleo de Pesquisa em Performance Arte do Sesc – NPPA no dia 7 de maio. Os artistas do grupo se inspiraram em espaços de Palmas para produzir as obras, que serão apresentadas em diversos horários. 

A partir da formação arquitetônica e social da capital tocantinense, bem como nas inter-relações entre seus habitantes, o NPPA desenvolveu uma performance coletiva, com o tema “Espaço para...”, que busca dialogar com a cidade em seus diversos aspectos. 

As apresentações fazem parte do projeto Sesc Amazônia das Artes que, de 7 a 17 de maio, promove um intercâmbio cultural entre os estados pertencentes à região Amazônica. Serão diversas atrações gratuitas das áreas da música, teatro, artes plásticas e visuais, dança, literatura e cinema. 

Confira o cronograma de apresentações:

Espaço para semear afeto por Julia Lotufo às 08h30 na praça externa do Centro de Atividades de Palmas – Projeto Arte ao Cubo Quadra 502 Norte – Performer: Julia Lotufo

Espaço para Ser o artista por Darli Rodrigues às 09h na Estação Apinajé próximo da Praça dos Girassóis - Performer: Darli Rodrigues. 

Espaço para preencher o Vazio por Filipe Porto às 16h na Avenida JK, saída para Paraíso, rotatória entre as quadras 103 Sul e 105 Sul. Performer: Filipe Porto, Deni Oliver e Julia Lotufo. 

Espaço para afetividade por Biannca Alencar às 20h no hall do Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte). Performers: Biannca Alencar e Fernando Barbosa; 

Espaço para convivência por Suzany Noleto às 17h no Canteiro central da Avenida Teotônio Segurado, em frente ao Hotel Rio do Sono (101 Sul). Performers: Andrey Tamarozzi, Ana Paola, Denis Casima e Suzany Noleto. 

Espaço para Observar e Ser Observado por Vone Petson às 17h30, na Praça dos Girassóis em frente ao Hotel Rio Sono. Performer: Graciele Arsego. 

Performance

A art performance ou performance artística é uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo. As relações entre arte e vida cotidiana, assim como o rompimento das barreiras entre arte e não-arte, constituem preocupações centrais para a performance, o que permite flagrar sua filiação às experiências realizadas pelos surrealistas e sobretudo pelos dadaístas (movimento artístico).