Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Em busca de entender melhor o cenário socioeconômico e trocar experiências de sucesso, gestores de onze estados participaram da 21° Fórum da Amazônia Legal promovido pela Fecomércio Piauí, no dia 1º de maio. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Sesc Praia, em Luís Correia. Ao final, durante a cerimonia de encerramento do Fórum, o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, recebeu uma homenagem do presidente da Fecomércio PI, Valdeci Cavalcante. A medalha Mérito Sesc Caixeiral é concedida a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do comércio nacional e do estado de Piauí.

Dentre os assuntos discutidos nas reuniões estavam as dificuldades enfrentadas pelos empresários do setor, a terceirização de serviços, o e-social, Pronatec e o turismo na região, além da apresentação de cases de sucesso. As reuniões que se estenderam ao longo do dia culminaram em um documento apresentado aos presidentes de federações, para possível encaminhamento à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O Tocantins esteve representado pelo presidente Itelvino Pisoni, pela diretora executiva da Fecomércio, Alexandra Bramatti, pelo diretor regional do Sesc, Marco Antonio Monteiro e pela diretora regional do Senac, Lunáh Brito. Outros representantes compuseram as discussões como os estados de: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul Pará, Piauí, Rondônia e Roraima.

Antes do evento, no dia 30 de Abril, os participantes estiveram presentes na inauguração do Centro Cultural João Paulo dos Reis Velloso, na cidade de Parnaíba. A unidade do Sesc funcionará com uma estrutura que engloba 15 ambientes pedagógicos. O Centro Cultural está edificado no prédio onde funcionou a União Caixeiral – importante escola de formação de caixeiros, que perdurou por quase 100 anos em Parnaíba. Os espaços receberam a denominação de ilustres ex-alunos da União Caixeral – a maioria personalidades que se destacaram na sociedade local.

Daí o nome da medalha recebida pelo presidente Itelvino Pisoni. “Fico honrado em receber uma homenagem como esta e conhecer mais um pouco desta bela história construída pelos piauienses. Não somente pelo ato em si, mas o evento como um todo foi proveitoso, pois discutimos os gargalos do setor e juntos, unimos forças para continuar em busca de melhorias para o comércio de cada Estado”, ressaltou.