Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro

A movimentação de visitantes da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015) é grande no segundo dia do evento, com a presença de um número expressivo de pessoas que já circularam pela feira. O público é composto de visitantes de diversos municípios do Tocantins e também de outros estados brasileiros. 

Na Feira os visitantes podem participar de palestras, demonstrações práticas, circuitos tecnológicos, minicursos entre outras atividades, além de conhecer as principais novidades para o agronegócio de alto desempenho, com tecnologias para todo o setor produtivo. 

Essa diversidade de informações tem atraído um público cada vez maior, e a expectativa da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) para a edição 2015, é alcançar a marca de aproximadamente 100 mil visitantes. Somente as caravanas de agricultores familiares vão mobilizar 1.269 produtores, com participação dos municípios tocantinenses.

Visitantes

O produtor rural Benedito Coelho, que possui uma propriedade rural em Tucumã, no Pará, pretende investir na agricultura e pecuária. Ele ficou sabendo da Agrotins, por meio da imprensa, e veio conhecer a Feira, juntamente com sua família. “Minha região é bem diferente e temos que diversificar. Quero conhecer os implementos agrícolas e a produção de frutas.” explicou. O produtor afirma ainda que são cerca de 700 quilômetros até Palmas, mas que todos os anos, pessoas de sua cidade se organizam em caravanas e vem conhecer a Agrotins. 

O produtor rural e expositor, Agnaldo Moreira, possui propriedade rural no estado da Bahia e sempre participa na exposição de ovinos e caprinos. Ele vende carneiros e ovelhas das raças Dorper e Santa Inês para que os produtores tocantinenses melhorem o padrão genético de seus rebanhos. “A Agrotins é uma feira onde pude encontrar informações sobre as mais novas tecnologias para produção dos rebanhos. Sempre vendo bem, esse ano trouxe 55 animais, em média vendo 30 animais”.

Expectativas

A expectativa é a de que Agrotins Brasil 2015 deve movimentar esse ano, R$ 580 milhões em negócios, um aumento de R$ 18 milhões a mais que na edição anterior, capacitar mais de 15 mil pessoas, e geração de emprego, renda e movimentando a economia do Estado, além de impulsionar o desenvolvimento do agronegócio tocantinense.

Abertura

Este ano o tema da Feira é a Cadeia Produtiva de Grãos e teve início nesta terça-feira, 5, e prossegue até sábado, 9, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional. A abertura oficial acontece nesta quinta-feira, 07, com presença do governador Marcelo Miranda, secretários de Estado, presidentes de instituições federais e estaduais, deputados, prefeitos, representantes de outros estados, técnicos e produtores. (Ascom Seagro)