Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Para conhecer as inovações tecnológicas voltadas para os pequenos produtores, caravanas de agricultores familiares e estudantes agrícolas dos 139 municípios tocantinense, desde terça-feira, 5, chegam a Agrotins Brasil 2015. Até o encerramento da feira, no sábado, 9, cerca de dois mil produtores passaram pela feira no Centro Agrotecnológico de Palmas.

O produtor Pedro Guimarães, do município de Silvanopólis, participa todos os anos da Agrotins e disse quais os motivos que levam a voltar na feira. “Na minha propriedade procuro plantar de tudo um pouco, e aqui é um ótimo local para renovar as práticas de produção plantio. Por isso todos os anos faço questão de voltar, pois sei que aqui conhecemos novas práticas de plantio”, manifestou.

Já a estudante do curso de técnicas agrícolas de Augustinópolis, Alexandra Pereira Araújo, participa da Agrotins pela primeira vez e falou das suas expectativas: “Estou terminando o curso agrícola este ano, mas pretendo cursar um curso superior desta área, e acredito que esse conhecimento adquirido aqui irá reforçar minha intenção”, destacou.

Apoio

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros falou sobre a importância da participação dos pequenos produtores na Agrotins para que obtenham conhecimentos para serem aplicados em suas propriedades. “Garantir a participação de agricultores e estudantes agrícolas é a prova de que o Governo acredita no futuro do nosso Estado”, completou o secretário.

Para Sandra Corrêa, uma das organizadoras das caravanas, é notória animação dos produtores e estudantes. “Notamos a empolgação deles na chegada. São pessoas que vem buscar  novas práticas de produção e retornam para suas origens levando novos conhecimentos”, enfatizou.

Realização

O evento é uma realização do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas, Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Saiba mais sobre as atrações e novidades no site da Agrotins no endereço eletrônico www.agrotins.to.gov.br. A feira acontece no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para o município de Porto Nacional e segue até sábado, dia 9.