Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Manoel Junior

Maior feira agrotecnológica da Região Norte do Brasil, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015), foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, 7, com a presença do governador Marcelo Miranda e de várias autoridades. Com programação até o próximo sábado, 9, a expectativa é que 95 mil pessoas passem pelo Centro Agrotecnológico, em Palmas.

Durante discurso, o governador reforçou o comprometimento de apoiar aos produtores, com foco no desenvolvimento do setor agrícola. "O Governo do Tocantins se compromete em trabalhar no apoio, não só do grande, mas também do pequeno produtor. A grandeza do Tocantins é a grandeza do Brasil", destacou.

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, destacou que esta é uma oportunidade de discutir tecnologias que atendam desde os grandes empresários até os agricultores familiares. “O desenvolvimento passa, não só por ações estruturantes, mas pela pluralidade econômica, força tecnológica e cidadania”, destacou o secretário.

Na ocasião, Clemente Barros mostrou a evolução da produção agrícola do Tocantins nos últimos 15 anos. “Os nossos avanços no setor do agronegócio são incontestáveis, e os dados nos mostram isso. Em 2000, há 15 anos, o valor da nossa produção não atingiu R$ 200 milhões. Já em 2014, superou o valor de R$ 2 bilhões. Em 2015, estamos colhendo uma safra de 3 milhões de toneladas, em uma área de mais de 1,2 milhão hectares; crescemos mais de 300% em área plantada e mais de 500% na produção”.

Para o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, a força do Estado está na Feira. “Aqui, a gente consegue visualizar e vislumbrar que nosso futuro está garantido, na medida em que a gente faça o nosso trabalho. A gente sabe da dificuldade que foi esse período de transição e manter a grandeza desse evento ratifica seu compromisso com o homem do campo”, disse o prefeito ao governador, ao destacar o potencial da Feira. “Certamente, é a que mais cresce, e será, sem dúvida, a maior do Brasil. A partir disso, a gente tem obrigação de desenvolver as nossas potencialidades e tudo que tem em volta disso.”

Presente na solenidade, o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, lembrou da região denominada Matopiba (formado pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) como uma grande força para o desenvolvimento do país. “É muito importante o setor primário no Brasil, sem dúvida representa uma força no nosso PIB [Produto Interno Bruto] nacional, e hoje precisam disso, da presença do governo. E o que vejo aqui é uma quantidade de produtores, que mostra que o Tocantins está no caminho certo. Tem transferência de tecnologia, experiências trocadas entre produtores. O futuro está aqui”, ressaltou o vice-governador.

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, elogiou a iniciativa de incluir pesquisa e ensino na Feira. “Isso é um exemplo de tecnologia, de conhecimento, de troca de experiência. Saio daqui levando mais uma experiência por esse Brasil. Um exemplo de uma feira organizada, da soma de esforço, da divisão de responsabilidades”, comentou, ao acrescentar: “Temos a responsabilidade, no Brasil, de nos próximos 10 anos, aumentar em 40% a produção brasileira para poder atender a produção mundial. Isso está aqui, no centro do Matopiba, no Tocantins. Essa é a mola propulsora e a musculatura que precisa o desenvolvimento da agricultura brasileira”, reforçou.

Campanha Aftosa

Durante solenidade, o governador lançou oficialmente a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa. A campanha se iniciou no dia 1º de maio e segue até o dia 31. Nesta etapa, os produtores devem vacinar todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) da propriedade e comprovar o ato até 10 dias após a compra da vacina.

Autoridades

Entre as autoridades presentes na abertura, a vice-governadora, Cláudia Lelis, a primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda, além de secretários de Estado, deputados estaduais, entre outros. (Secom-TO)