Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Imagem Ilustrativa

Foto: Imagem Ilustrativa

A cada dia que passa, o aeroporto de Araguaína recebe mais investimentos e melhorias, possibilitando a ampliação dos voos e a vinda de novas empresas aéreas. Após o início da administração da Esaero Serviços Aeroportuários no aeroporto da cidade, o local já recebeu melhorias como o balizamento noturno, que permite voos também à noite.

De acordo com o presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo, o local já tinha o balizamento noturno e com a Esaero, o equipamento teve mais melhorias. “Assim que a Esaero assumiu a administração do aeroporto, começou a fazer os reparos necessários no balizamento noturno. Com a normalização do sistema, o nosso aeroporto está apto a receber qualquer voo, tanto de empresas aéreas como de particulares”, explicou.

Mais voos

A Sete Linhas Aéreas vai operar um novo voo a partir de 15 de junho. A aeronave partirá de Conceição do Araguaia (PA), passa por Redenção (PA), faz escala em Araguaína e finaliza a rota em Carolina (MA). Depois volta no mesmo trajeto. 

Outras empresas já fazem voos testes na cidade, como a Piquiatuba Linhas Aéreas. Além disso, os novos investimentos para este ano, orçados em cerca de R$ 60 milhões, permitirão voos de empresas como a TAM e Gol.

 NOTAM

Desde a última quinta-feira, 7, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) enviou o cancelamento do NOTAM – Aviso aos Navegantes, que restringia o número de voos no aeroporto. O documento oficial foi publicado na sexta, dia 8. O NOTAM era apenas para redução de voos e não envolveu o funcionamento do terminal.

 Desenvolvimento

Hoje, Araguaína conta com voos diários que partem de Araguaína levando passageiros para o interior do Amapá (Macapá e Amapá), Pará (Redenção, Marabá, Monte Dourado e Altamira), Maranhão (Imperatriz), além de grandes centros urbanos, como Palmas, Brasília (DF), Belém (PA) e Goiânia (GO).