Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Em comemoração ao Aniversário de Palmas, no dia 20 de maio, será realizada, pela Federação Aquática do Tocantins (FAETO), a 8ª edição da prova de natação Desafio 8k – Troféu PG Meirelles. Na travessia, que integra o Circuito Cultural e Esportivo Investco, os atletas participam de uma verdadeira maratona aquática para atravessar o reservatório da UHE Luís Eduardo Magalhães – Lajeado, em um percurso de oito quilômetros, ao lado da Ponte Fernando Henrique Cardoso.

Assim como em 2014, este ano a largada será na Praia de Luzimangues, às 7 horas. São esperados cerca de 70 nadadores, que contam com toda a infraestrutura e segurança para a realização da prova. O ponto de encontro dos atletas será na Praia da Graciosa, onde pegarão um ônibus da organização para chegarem ao ponto de largada, na margem esquerda do lago.

Uma particularidade desta prova é presença dos torcedores durante todo o percurso. Isso porque a ponte funciona como uma verdadeira arquibancada, permitindo o acompanhamento dos atletas durante todo o percurso.

Por ser uma prova de longa distância, a organização redobra os cuidados com a segurança. Por isso, haverá dezenas de caiaques e pranchas de stand up paddle de apoio, para auxiliar os nadadores em caso de necessidade.

Prova de mil metros

Além da travessia de oito quilômetros, este ano será realizada também uma prova com percurso de 1000 metros, com saída e chegada na Praia da Graciosa. Para essa competição, são esperados cerca de 30 nadadores.

Troféu PG Meirelles

O nome da travessia homenageia o atleta e Diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Investco, que apoia e participa da prova desde a primeira edição.