Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Ações de conscientização para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas estão sendo intensificadas nas regiões Sul e Sudeste do Estado, através das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). As ações fazem parte de um planejamento estratégico do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran) para divulgar o Movimento Maio Amarelo. 

Arraias

No município de Arraias, região Sul do Tocantins, localizada a 413 km de Palmas, os servidores da Ciretran vestem amarelo em apoio ao Movimento. Materiais educativos e adesivos estão sendo distribuídos no setor de atendimento ao público da circunscrição.

Gurupi

Em Gurupi, também região Sul do Estado, a 230 km da Capital, a equipe responsável pelas ações educativas vem intensificando a divulgação do Movimento Maio Amarelo com usuários da Ciretran. Estão previstas para acontecer até o final do mês atividades como blitz educativa e participação no evento Ação Global, organizado pelo Sesi Tocantins. 

Combinado

Os servidores da Ciretran de Combinado, cidade da região Sudeste do Estado, localizada a 464 km de Palmas, cumprem um extenso cronograma de atividades de divulgação do Movimento. A equipe vem desenvolvendo ações em festejos, estabelecimentos comerciais e escolas. A Ciretran também ganhou cara nova, caracterizada com imagens que fazem referência ao Maio Amarelo.

Dianópolis

No município de Dianópolis, região Sudeste do Estado, a 320 km da Capital, aconteceu uma blitz educativa nessa quarta-feira, 13, na Avenida 7 de setembro, centro da cidade. A ação teve como foco os condutores e contou com a parceria da Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Dianópolis e Departamento de Municipal de Trânsito.

Nessa sexta-feira, 15, será realizada uma caminhada coletiva, as 7 horas, saindo do Centro de Ensino Médio (CEM) Antônio Póvoa. São parceiros da ação a Prefeitura Municipal de Dianópolis, Centro Especializado de Assistência Social (CRAS) e o Departamento municipal de Trânsito.

Taguatinga

Na cidade de Taguatinga, ainda na região Sudeste do Estado, a 447 km de Palmas, parcerias com veículos de comunicação estão movimentando o Maio Amarelo no município. Além disso, foram realizadas ações com cerca de 300 alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos do Colégio Estadual Justino de Almeida. Nos próximos dias, a equipe da Ciretran realizará blitz educativa e percorrerá órgãos públicos do município para colagem de cartazes.

Maio Amarelo

O objetivo do Movimento, que iniciou em 2014, é desenvolver uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária. A mobilização de toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos como os órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada vem para, efetivamente, discutir o tema, engajar-se em ações, e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Além do Brasil, mais 18 países apóiam e desenvolvem ações de conscientização, como é o caso dos Estados Unidos, México, Argentina, Espanha, Austrália, Índia e Angola.

Para mais informações sobre o Movimento Maio Amarelo acesse o site www.maioamarelo.com.br. (Ascom Detran)