Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Paraíso do Tocantins sedia no próximo dia 24, no Parque de Exposições, o leilão que reúne a mais destacada genética de animais precoces do Tocantins. É o 3º Leilão Progênies de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi, a partir das 12h.

Serão ofertados cerca de 10 mil animais das raças zebuínas, com maior participação de nelore, seguida da raça angus, considerada a melhor para o cruzamento com o nelore.

De acordo com o leiloeiro Eduardo Gomes, que conduzirá os trabalhos, com a realização deste terceiro leilão o Tocantins se insere no circuito dos maiores leilões de animais de cruzamento industrial do País , gerados pela IATF.

"A utilização da inseminação artificial garante o acesso a genética de reprodutores provados, cujas características econômicas, como ganho de peso, acabamento de carcaça e precocidade são fixados nos produtos garantindo uma carne de melhor qualidade", disse.

Nas duas edições anteriores, em 2013 e 2014, cerca de 9 mil animais foram comercializados para pecuaristas do Tocantins, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Maranhão.

Para Gomes, o evento que terá a transmissão ao vivo pelo Canal do Boi impulsiona a visibilidade da qualidade do rebanho bovino do Estado e desperta o interesse de potenciais projetos de pecuária extensiva e confinamento.