Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Elias Oliveira

Com o tema “Jogos Indígenas”, as escolas estaduais e municipais de Palmas mostraram criatividade e inovação apresentando a cultura indígena presente no Brasil no desfile de comemoração ao aniversário de 26 anos da capital Palmas. O desfile foi realizado na Avenida Tocantins, em Taquaralto, no período da noite, em 20 de maio.

Estavam presentes: o prefeito Carlos Amastha, o secretário de Estado de Governo, Herbet Brito, que no ato representou o governador Marcelo Miranda, os secretários de Educação estadual, Adão Francisco de Oliveira e municipal, Danilo de Melo Souza, além das autoridades militares e professores.

O tema do desfile remete aos Jogos Mundiais Indígenas que Palmas sediará no segundo semestre. Das escolas que desfilaram, sete eram estaduais, que contou com a participação de mil e 200 alunos, são elas: a Escola Estadual de Tempo Integral Vila União, Escola Estadual São José, Escola Estadual Liberdade, Escola Estadual Maria dos Reis, Centro de Ensino Médio Taquaralto, Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia e Colégio Militar.

A Escola Estadual Liberdade desfilou mostrando a diversidade presente no universo indígena, canoagem, arco e flecha, cabo de guerra e corrida de tora. As escolas estaduais aproveitaram o momento para desfilar com um pelotão apresentando o novo uniforme dos alunos da Rede Pública Estadual e exibiram novas evoluções de suas fanfarras.

“Para os nossos alunos é muito bom participar do desfile, pela diversidade cultural, pela divulgação de nossas ações. Na nossa escola, contamos com pais e toda a equipe na preparação das alegorias de cada pelotão”, contou Maria de Nazaré Rodrigues,  diretora da Escola Estadual Liberdade.

O secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira ressaltou a importância dos desfiles cívicos e militares. “É uma oportunidade dos alunos mostrarem através das artes e civismo a co-responsabilidade com o patrimônio público”, frisou.

No item inovação, a Escola Municipal Jorge Amado levou para a avenida indígenas da etnia Xerente, outras escolas levaram ocas, apresentaram danças e modo de vida dos indígenas brasileiros.

A estudante Sara da Costa Silva, 16 anos, aluna do 2º ano do Centro de Ensino Médio Taquaralto, disse que gostou da apresentação, ela integrou o pelotão de uniformes. “É importante desfilar pelo momento, pela aprendizagem e cultura”.

A estudante Fernanda Pereira Carvalho, 17 anos, aluna do 3º ano do CEM Taquaralto, ressaltou a organização e mobilização. “Antes do desfile nos preparamos, pesquisamos a temática, ensaiamos e isso foi legal”.