O consumo do Dia das Mães na Capital deste ano, acompanhando prognósticos do comércio em todo o País, teve uma queda na Capital. A pesquisa de sondagem de vendas feita em Palmas revelou que elas caíram 18,2% em relação ao ano passado. Enquanto em 2014 a diminuição nas vendas respondeu por 41,2% dos empresários ouvidos, neste ano esse número aumentou para 59,4%. O valor médio gasto ficou em até R$ 50 reais, respondendo por 25,7% dos entrevistados. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Na pesquisa, 16,8% dos entrevistados afirmaram que suas vendas tiveram aumento com relação ao ano passado, enquanto 23,8% que estas foram iguais às de 2014.
Segundo o presidente da Fecomércio Tocantins e do Sicovar, Itelvino Pisoni, essa pesquisa comprovou o que a classe empresarial da Capital já esperava: a diminuição das vendas. “Nós sabíamos que as vendas não seriam as ideais este ano, diante do cenário econômico nacional de recessão. Por isso, durante este ano, o empresário tocantinense tem que usar muito da criatividade e apostar na redução de custos”, disse.
Das empresas que responderam ter tido aumento nas vendas, 35,3% revelaram que esse aumento foi superior a 20%. Quanto às empresas que disseram ter tido redução nas vendas, 66,7% acusaram uma diminuição também acima de 20%.
A forma de pagamento mais utilizada pelos clientes revelou que 48,5% das empresas pesquisadas disseram que essas vendas foram realizadas por meio do cartão de crédito.
Dos entrevistados, 62,4% afirmaram ter realizado algum tipo de promoção para esta data comemorativa, e 48,5% disseram que o fizeram adotando descontos especiais.
Quanto ao estoque, foi verificado que 48,5% dos entrevistados avaliaram ter sido igual ao do ano passado.
Outro dado levantado pela pesquisa apontou que 92,1% das empresas analisadas não contrataram funcionários temporários. Entre aquelas que o fizeram, 75% contrataram entre um e dois funcionários.
Sobre a pesquisa
A pesquisa de sondagem de vendas no período do Dia das Mães foi realizada pelo Instituto Fecomércio Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), e ouviu 101 empresários entre os dias 11 e 14 de maio no comércio da Capital. Foram pesquisadas empresas que comercializavam produtos que atendessem aos desejos da comunidade palmense, como vestuários, calçados, perfumes, bolsas, celulares, eletroeletrônicos, entre outros.