Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Dos dias 04 a 11 de junho (próxima semana), Palmas recebe a II Semana Isto de Teatro, uma iniciativa da ONG Instituto Social do Tocantins, que leva à população oito dias de programação cultural gratuita. “Queremos que todos tenham acesso a esse tipo de arte – o teatro - em que as pessoas se identificam nas situações retratadas nas nossas encenações. Porém mais que isso, a intenção é que o público possa compreender o sentido de cada riso, lágrima, espanto ou qualquer outra reação provocada durante a apresentação”, justifica o representante do ISTO, Nival Correia.

Focada na acessibilidade do público, a II Semana Isto traz, além da gratuidade da programação, a oportunidade de formação para a comunidade da zona rural da Capital. Das quatro escolas onde serão ministradas oficinas, três são do entorno de Palmas. “Existe demanda de cultura nessa área, como o Cine Buriti em Buritirana, e é perceptível o interesse dos alunos em desenvolver a arte. Mas como as escolas e as próprias casas ficam distantes da região Central de Palmas muitos não conseguem fazer um curso ou uma oficina. Na Semana ISTO vamos levar até eles”, explica Correia.

 Serão oferecidas 15 atividades entre espetáculos e oficinas de teatro. Nas escolas, a expectativa é de que cerca de mil crianças e adolescentes sejam contemplados com as atividades. No teatro, mais de 500 pessoas poderão assistir aos espetáculos gratuitos nos dois dias de apresentação. “Com essa ação vamos ajudar a formar platéia, pois nossas atividades contínuas ainda são escassas. Precisamos agregar e diversificar o público teatral local”, enfatiza Nival Correia.

A II Semana ISTO tem o patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) 2013, Fundação Cultural de Palmas, Sesc e xxxxx

Espetáculos da II Semana Isto:

Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril” - conta a história de duas figuras – o Teimosinho e o Mandão – que sentados em seus barris de pólvora, empunham, cada um, uma vela. Em meio a cordiais gentilezas travam uma grande disputa na tentativa de fazer o outro apagar a sua vela. Ninguém cede. Ética e moral são temas debatidos durante a encenação. A dramaturgia explora por meio da comedia reflexão sobre a índole e o caráter do ser.

“Pedra Canga” - é uma homenagem as nossas “Pedras Cangas”, que são homens, mulheres, artistas que experimentam o anonimato, mesmo com trabalhos artísticos de altíssima qualidade. A composição musical cria um ambiente intimista, onde a centralidade da atenção, muda muitas vezes de forma inesperada e empolgante, criando uma dinâmica interessante de jogos cênicos, sonoros e de luzes.

 “A Caixa” - faz parte de uma pesquisa do comportamento do indivíduo em grupo. É um instrumento desafiador para vencer desafios em grupo, respeitando todas as diferenças culturais das pessoas, utilizando os elementos doclown para ir além da expressão, mas, subtraindo das pessoas os comportamentos mais sensíveis.

Programação da II Semana ISTO:

Teatro Sesc Palmas

Dia 04/06 (Quinta) 19h30- Apresentação do Espetáculo Dois Idiotas.

Dia 05/06 (Sexta)19h30 -  Apresentação do Espetáculo Pedra Canga

Auditório da ETI Luiz Nunes de Oliveira

Dia 06/06 (Sábado)

10 h – Oficina de Teatro;

15 h – Oficina de Teatro;

Dia 08/06 (Segunda)

10 h – Apresentação do Espetáculo “A Caixa”

15 h – Apresentação do Espetáculo “A Caixa

Auditório da ETI João Beltrão

Dia 09/06 (Terça)

08 h – Oficina de Teatro (Davi)

10h – Apresentação do Espetáculo “A Caixa”;

14 h – Oficina de Teatro (Davi)

15 h30 – Apresentação do Espetáculo “A Caixa”;

Auditório da ETI Rural Sueli Pereira de Almeida Reche

Dia 10/06 (Quarta)

 08 h – Oficina de Teatro

10h – Apresentação do Espetáculo “A Caixa”;

14 h – Oficina de Teatro

15h – Apresentação do Espetáculo “A Caixa”;

Auditório da ETI Padre Josimo Tavares

Dia 11/06 (Quinta)

10h – Apresentação do Espetáculo “A Caixa”;

O que é o ISTO?

O Instituto Cultural e Social do Tocantins (ISTO) foi criado em 2007. É uma ONG que apoia projetos culturais e sociais, fortalecendo a dinâmica e a cadeia cultural do estado. No teatro, o ISTO tem em seu repertório quatro espetáculos montados através de oficinas culturais, pesquisa do teatro popular e apoio a produção artística.  Ao final de cada espetáculo é promovido um debate sobre os desafios da montagem e criação cênica.