Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A lavagem das mãos é um procedimento simples que serve para evitar a infecção cruzada no ambiente hospitalar

A lavagem das mãos é um procedimento simples que serve para evitar a infecção cruzada no ambiente hospitalar Foto: Maradona

Foto: Maradona A lavagem das mãos é um procedimento simples que serve para evitar a infecção cruzada no ambiente hospitalar A lavagem das mãos é um procedimento simples que serve para evitar a infecção cruzada no ambiente hospitalar

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional de Gurupi (HRG) realiza nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29, ações para lembrar o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, celebrado no último dia 15. A enfermeira da CCIH, Marília Pantoja, explica que serão realizadas palestras e blitz educativa dentro da unidade hospitalar. “Na quinta pela manhã vamos percorrer o hospital com a blitz e na sexta, durante todo o dia, serão ministradas palestras no auditório da Câmara Municipal”, informou.

Segundo Marília, há grande preocupação sobre o tema e o objetivo do evento é informar e sensibilizar tanto os profissionais, como acadêmicos e pacientes sobre os cuidados simples que previnem a infecção hospitalar. “Temos medidas de precaução, como a lavagem das mãos, que é um procedimento simples que serve para evitar a infecção cruzada no ambiente hospitalar. Essa infecção cruzada é o tipo de contaminação que pode passar de paciente para paciente e de paciente para profissional, por isso a importância da boa lavagem das mãos. É um procedimento básico que trabalhamos dentro da unidade”, explicou.

Marília destacou ainda que a expectativa é incentivar  os servidores e acadêmicos da área da saúde para que façam uma reflexão sobre a infecção dentro do ambiente hospitalar. “Vamos trabalhar temáticas diversificadas nas palestras, como por exemplo, “A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica”, que vai ser ministrada pelo médico e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRG, Luiz Paulo Silveira”, disse.

O evento é aberto a profissionais da saúde e comunidade em geral, mas para participar é necessário fazer a inscrição no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital.

A blitz no HRG acontece das 8 às 11 horas. Já no dia 29, as palestras iniciarão a partir das 9 horas na Câmara Municipal.

Confira a programação:

Dia 28 – Blitz educativa

Horário: das 8  às 11 horas

Dia 29

9 horas – Palestra sobre Humanização, com a psicóloga Anita Coelho

10 horas - Prevenção de Infecções em  UTI com Foco na Pneumonia  Associada à Ventilação Mecânica, com o médico Luiz Paulo Silveira

10h20 -Mesa Redonda

14 horas-  Acidente Ocupacional com Risco Biológico, Profilaxia e Segmento, com a médica Virginia Ayer

15h30 – Iatrogenia, com o médico Adlai Lustosa

17 horas- A Importância do uso Racional do Antimicrobianos no Âmbito Hospitalar,  com a farmacêutica  Sara Falcão

17h30 -Encerramento (Ascom Sesau)