Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Dirceu Leno

Centenas de alunos participaram na manhã de quarta-feira (3), da 1ª Caminhada em Comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente para manifestar apoio em defesa da fauna e da flora do nosso Município. O ato faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias e Escolas da Rede Municipal e Estadual de Educação.

A concentração da caminhada aconteceu em frente ao nome Tocantinópolis, onde se prepararam para dar início ao trajeto pela Avenida Nossa Senhora de Fátima. Além das atividades realizadas no decorrer da semana pelas escolas do município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente buscou junto às instituições escolares a realização da ação para conscientizar a população com mensagens de incentivo aos cuidados que se deve ter com o meio ambiente.

Além da caminhada, aconteceram apresentações culturais com o acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Rangel Brito, que cantou a música Xote Ecológico (Luiz Gonzaga) e, indígenas da etnia Apinajé, da Aldeia Mariazinha, que na oportunidade realizaram uma dança em alusão à preservação do meio ambiente.

“É muito importante essa semana para nós, para todo o Brasil e principalmente para nós indígenas. Que todos possamos preservar o nosso meio ambiente. Nós temos essa preocupação sim, de estar preservando o meio ambiente, preservando nossas águas, natureza, caças e peixes, então isso é importante para todos nós. A nossa cultura tem a ver com a natureza sim, nas cantorias, nas festas, tudo isso representa a natureza. Nas músicas são apresentadas a natureza, os bichos, os animais, ou seja, sempre tem sido representado nessa dança, a música é ligada à natureza e isso é muito importante para nós indígenas”, afirmou o cacique Emílio Apinajé.

Para o secretário de Esportes e Juventude, Edilson Vieira, o município de Tocantinópolis tem realizado diversas ações em prol do meio ambiente e a população precisa seguir o exemplo dos indígenas em relação à preservação. “Estamos sensibilizados porque estamos fazendo uma grande reflexão com relação às percas que nós estamos tendo em relação ao meio ambiente. Se olharmos hoje para o nosso município, nossas matas, os nossos ribeirões, nós estamos perdendo a luta de preservação. Será que as nossas gerações que irão nos suceder irão ver essas mesmas riquezas? [...] Quero parabenizar a comunidade indígena que preserva todas as matas e rios que cortam suas aldeias. Eu creio hoje se Tocantinópolis não tivesse os nossos indígenas para preservar essas matas, essas riquezas, nós certamente já estaríamos em uma condição bem pior", destacou.

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Aderson Marinho, fez uso da palavra e ressaltou a importância do município em promover ações que beneficiam o meio ambiente. “Todos estão de parabéns pela iniciativa em estar promovendo esta ação em defesa do meio ambiente, devemos nos ater em preserva-lo não somente na semana de comemoração, mas sim em todos os dias do ano, pois isso é um dever de toda a sociedade”, frisou.

Já o secretario de Meio Ambiente, Eudes Ribeiro destacou a parceria entre as escolas e município em estar realizando periodicamente ações de cunho educativo. “Agradecemos o apoio das escolas municipais e estaduais, a Câmara Municipal, as secretarias municipais, que estão juntas e unidas para cuidar e preservar, é isso temos de maior riqueza que Deus nos deu, que é o meio ambiente. A educação é o começo para a solução de qualquer problema, ou melhor, é o começo e o fim para que tenhamos uma sociedade com o meio ambiente preservado”, afirmou o secretário.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Presenças

Estiveram presentes durante a realização do evento os secretários, Eudes Ribeiro, Edison Vieira, que na oportunidade representou o prefeito Fabion Gomes, Clemilda Borges, Maria das Graças Carneiro, Mazhin Arruda, Antônio Queiroz, Emilvado Aguiar; vereador e presidente da Câmara Municipal, Aderson Marinho; o diretor Regional de Ensino, Dorismar Carvalho; o técnico do Naturatins, Lamarck Pimentel; o coordenador da Brigada Indígena, Alexandre Conde; o cacique Emílio Dias, da Aldeia Mariazinha; os alunos, professores e diretores das escolas/colégio Pio XII, José Carneiro de Brito, XV de Novembro, APAE, Professor Antônio Farias, Aldenora Alves Correia, Giuliano Moretti, Walfredo Campos Maia, Alto da Boa II; servidores da Prefeitura, Agentes de Saúde e integrantes da Brigada Municipal e Indígena.